BRANDS' Local Online Comércio do Porto desafiado a tornar-se mais dinâmico e atrativo
Dois dias de reflexão e debate sobre “a experiência de consumo” reuniram no Palácio da Bolsa, comerciantes, empreendedores, associações setoriais, agentes de políticas públicas e consumidores.
Criado para ser “um marco” no setor”, o Fórum do Comércio do Porto, organizado pela Câmara Municipal, pretende ser, nas palavras do vereador das Atividades Económicas, Economia, Emprego e Empreendedorismo, um momento de “emersão, troca de experiências e aprendizagem”.
"Hoje, mais do que nunca, a criação de um espaço público dinâmico e atrativo passa pela promoção da sustentabilidade e da qualidade no ecossistema comercial das cidades. ”
Acompanhado da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, e do presidente da União de Freguesias do Centro Histórico, Nuno Cruz, entre outras individualidades, o vereador da Economia deixou uma certeza: “Juntos podemos construir um futuro mais dinâmico, inovador e sustentável para o comércio local”.
“O Porto é a cidade do comércio e o comércio é do Porto”, concluiu Ricardo Valente.
A experiência do consumo
O fórum, subordinado ao tema “A experiência de consumo”, tem previsto a realização de painéis de discussão, visitas guiadas a estabelecimentos e oficinas temáticas. Logo após a sessão de abertura teve lugar o primeiro debate, sob o prisma das “boas práticas (inter)nacionais“, com moderação de Catarina Portas, empreendedora e responsável por lançar a marca “Uma Casa Portuguesa”, em 2004.
Francesc Povedano trouxe a experiência política e a realidade atual de Barcelona, onde ocupa a coordenação do Comércio, Restauração e Mercados do Município. “[Barcelona] É um motor económico dinâmico”, afirmou, revelando alguns dados: a capital catalã tem 43 mercados municipais e conta com mais de dois mil estabelecimentos comerciais.
Os trabalhos continuaram com a presença de Mónica Soares, consultora e parceira da MCF Consulting, que abordou a temática do “Comércio local nas plataformas globais”, e Manuel Heredia Perez, diretor geral de Comércio e Consumo do Governo Regional da Galiza, que falou sobre a “Digitalização da experiência de consumo”.
Esta iniciativa foi também marcada pelas “conversas entre quem faz e quem pensa o comércio”, com moderação de Pedro Araújo, editor-executivo-adjunto do Jornal de Notícias. O primeiro debate – “Acolher no digital” –, conta com a presença de Mané Pupo, CEO&Founder Rosa Malva, e Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp. Seguiu-se “Capacitar para acolher“, com Rafael Tonon, jornalista gastronómico, e Ana Mestre, diretora da Escola de Comércio do Porto, e “Acolhimento como marca“, com Francisco Brito Passos, gerente d’ A Regaleira, e Carlos Brito, professor da Faculdade de Economia do Porto (FEP).
Com o lançamento desta iniciativa, o Município do Porto pretende, anualmente, apresentar boas práticas de desenvolvimento local, por via do comércio, fomentar a troca de conhecimentos entre agentes económicos, estimular o networking com outras cidades e parceiros internacionais com práticas inovadoras na área do comércio e incrementar a notoriedade do comércio de proximidade do Porto junto dos media, centros urbanos de referência e instituições de ensino e formação.
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