Faculdade de Economia do Porto estreia sala de aula para integrar inteligência artificial no ensino

FEP Innovation Hub surge no âmbito de uma parceria com a Microsoft. Novo espaço está pronto a inaugurar e vai "integrar a inteligência artificial no ensino dos vários conteúdos de Economia e Gestão".

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai inaugurar na próxima semana a primeira sala do “FEP Innovation Hub”, que apresenta como um “espaço inovador, equipado com mobiliário flexível e tecnologia de ponta pensada para apoiar qualquer tipo de aula”, seja em modo presencial, à distância ou híbrido.

“O FEP Innovation Hub marca um momento significativo na nossa jornada para integrar a inteligência artificial no ensino dos vários conteúdos de Economia e Gestão. Este espaço não se resume a uma sala de aula, é um centro de inovação onde a tecnologia e a educação se encontram para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo (…) Queremos que os estudantes estejam a par da inovação tecnológica e mais preparados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, destaca ao ECO o diretor da FEP, Óscar Afonso.

Queremos que os estudantes estejam a par da inovação tecnológica e mais preparados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Óscar Afonso

Diretor da FEP

O responsável salienta que este é “um passo importante” para a faculdade nortenha, reforçando o “compromisso com a inovação e com a preparação dos estudantes para os desafios do futuro”. A sala de aula com recurso a inteligência artificial surge no âmbito de uma “parceria inovadora” com a Microsoft através do lançamento do programa “Artificial Intelligence For Economics and Management”, para que os cerca de 3.200 estudantes possam “tirar proveito de todo o potencial da inteligência artificial”.

Óscar Afonso revela ainda ao ECO que a FEP vai ter mais salas com recurso a inteligência artificial. “A ideia é termos mais salas para que, paralelamente, possam estar a decorrer aulas de várias unidades curriculares nesse ambiente a curto prazo. É essa a nossa expectativa”, resumiu.

Na terça-feira, 9 de janeiro, o “FEP Innovation Hub” irá acolher as primeiras ações de formação sobre inteligência artificial, dirigidas aos professores da Faculdade. O diretor detalha que, numa primeira fase, vão capacitar cerca de metade dos docentes da FEP (entre 55 a 60) com 12 horas de formação. “Os professores da faculdade adeririam massivamente e estão sensíveis às questões da inteligência artificial”, realça Óscar Afonso.

A cerimónia de inauguração contará com a presença de Manuel Dias (national technology officer da Microsoft Portugal), que fará uma breve talk sobre Inteligência Artificial, de Rita Serra (account manager da Microsoft) e de Vítor Barbosa (CEO da Nautilus). Neste projeto, além da Microsoft, a FEP contou com a colaboração da Nautilus, da Promethean e da AVer como parceiros tecnológicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Faculdade de Economia do Porto estreia sala de aula para integrar inteligência artificial no ensino

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião