Guimarães ganha novo polo de investigação em engenharia com “escala europeia”
Com um financiamento de 12 milhões de euros, o novo TERM Research Hub/Instituto Cidade de Guimarães é o maior projeto aprovado no Roteiro Estratégico de Infraestruturas Científicas Nacionais.
O TERM Research Hub/Instituto Cidade de Guimarães, apresentado como um dos “maiores polos europeus de investigação em engenharia de tecidos humanos e medicina regenerativa”, vai ser inaugurado esta quarta-feira no Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3Bs) da Universidade do Minho, situado no Avepark, no concelho de Guimarães.
“Trata-se do maior projeto aprovado no Roteiro Estratégico de Infraestruturas Científicas Nacionais, com 10,8 milhões de euros financiados pela CCDR-N e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo ainda o apoio de 1,25 milhões do município de Guimarães”, detalha a Universidade do Minho, em comunicado.
A academia minhota realça que este projeto é “um marco da investigação portuguesa e europeia na área, traduzindo-se em métodos inovadores aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neurodegenerativas e cardiovasculares, com uma abordagem para cada paciente”.
“Esta infraestrutura pretende ainda oferecer condições únicas para atrair talento científico internacional, estimulando a competitividade do setor e melhorando a economia e a sociedade a vários níveis”, acrescenta na mesma nota a instituição de ensino superior.
A inauguração vai contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do secretário de estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, e do secretário de estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes.
Presentes na mesma sessão estarão também a presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Madalena Alves, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente do I3Bs, Rui L. Reis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Guimarães ganha novo polo de investigação em engenharia com “escala europeia”
{{ noCommentsLabel }}