Porto da Horta vai ter grua de um milhão para duplicar capacidade

Está prevista a entrega de duas novas gruas de 124 toneladas para o porto de Ponta Delgada, em São Miguel, e para o porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, num investimento de 8,9 milhões.

O porto da Horta, na ilha do Faial, vai ter uma nova grua com capacidade de cem toneladas que servirá para duplicar a capacidade portuária. A grua representa um investimento de um milhão de euros, no âmbito do Plano Plurianual de Investimento da Portos dos Açores executado ao abrigo de contratos-programa com o Governo dos Açores.

“A nova grua portuária, com capacidade de 100 toneladas e com a faculdade de movimentar contentores de 40 pés, duplica a atual capacidade portuária, com mobilidade, permitindo a movimentação de volume de carga pesada a cerca de sete metros do seu centro de rotação, dotando o porto da Horta de um recurso que responde de forma mais completa e eficiente às necessidades da operação”, afirma a empresa portuária em comunicado.

A empresa portuária Portos dos Açores realça que a iniciativa visa “a renovação e o adequado apetrechamento das diversas infraestruturas portuárias da região, tendo em conta critérios de operacionalidade, segurança e eficiência”.

A administração portuária prevê ainda para este ano a entrega de duas novas gruas de 124 toneladas, uma para o porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e outra para o porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, num investimento total de 8,9 milhões de euros.

A empresa Portos dos Açores é responsável pela administração dos portos de Vila do Porto (ilha de Santa Maria), de Ponta Delgada (São Miguel), da Praia da Vitória e das Pipas (Terceira), da Praia da Graciosa (Graciosa), da Calheta e de Velas (São Jorge), das Lajes do Pico, de São Roque do Pico e da Madalena (Pico), da Horta (Faial), das Lajes das Flores e de Santa Cruz das Flores (Flores) e da Casa (Corvo).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto da Horta vai ter grua de um milhão para duplicar capacidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião