Rui Moreira quer que candidatos às legislativas tomem posição sobre VCI

"Os partidos políticos fazem tantas promessas que seria bom que houvesse compromisso em relação a esta matéria", diz Rui Moreira.

O presidente da Câmara Municipal do Porto exortou, esta quinta-feira, os candidatos às próximas legislativas a tomarem uma posição sobre a reordenação do trânsito na Via de Cintura Interna (VCI).

“Agora, no momento em que os partidos políticos estão a fazer as suas promessas eleitorais, acho que se deve ouvir” o que têm para dizer sobre a matéria, defendeu Rui Moreira à margem 6.ª edição da Fábrica 2030, uma conferência organizada pelo ECO na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

O autarca independente considerou que esta é uma boa altura para se debater este assunto. “Os partidos políticos fazem tantas promessas que seria bom que houvesse compromisso em relação a esta matéria“, assinalou. Moreira respondia aos jornalistas a propósito da deliberação do atual Governo de remeter para um próximo Executivo as decisões sobre a reordenação do trânsito na VCI, após confirmar que o presidente do município defendeu estarem reunidas as condições para as tomar.

“O Governo está a acabar. As coisas não foram resolvidas e é normal que passe para o próximo executivo,” referiu.

Ainda assim, Moreira até concorda com esta decisão do Governo, tendo em conta que se fosse tomada uma deliberação, poder-se-ia correr o risco de haver depois alterações com a tomada do novo Executivo que sair vencedor nas próximas legislativas de 12 de março. “Se agora vem aí um novo Governo, se há forças politicas que vão ser chamadas a governar o país, sejam elas quais forem, acho que neste momento não faz sentido pedir ao senhor secretário de Estado que resolva o problema. Até porque corríamos o risco de chegar um secretário de Estado e fazer o contrário.

A este propósito, Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS disse aos jornalistas na Fábrica 2030 que “há uma proposta do presidente da Câmara Municipal do Porto que temos de avaliar”.

Se agora vem aí um novo Governo, se há forças politicas que vão ser chamadas a governar o país, sejam elas quais forem, acho que neste momento não faz sentido pedir ao senhor secretário de Estado que resolva o problema

Rui Moreira

Presidente da Câmara Municipal do Porto

“A VCI é a estrada mais congestionada do país. Há várias propostas que têm sido estudadas para termos a certeza que quando forem tomadas vão produzir os resultados que nós todos esperamos”, disse, acrescentando que “será obviamente um tema em agenda”.

A posição do município da Invicta é conhecida e é o próprio autarca quem o diz. “A posição que a Câmara Municipal do Porto tem vindo a defender e também com outros parceiros, como a ANTRAM [Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias], os outros presidentes da Área Metropolitana do Porto (AMP) e todos os operadores, é conhecida”, sustentou.

Ainda assim, o problema está longe de ser resolvido e Moreira até gostava que tivesse sido, lembrando as sugestões que saíram de um grupo de trabalho sobre a temática, apresentadas em 2021 e que não saíram do papel. Na altura foram propostas 27 medidas, baseadas em três áreas temáticas: gestão de portagens, melhorias de infraestruturas e a gestão das mesmas.

O então grupo de trabalho sugeriu um cenário, denominado G, que consistia na redução tarifária no último pórtico sul da A28, na introdução de um novo pórtico na A28, a sul da interceção com a A41, na eliminação dos dois pórticos existentes no tramo poente da A4 e na introdução de um novo pórtico entre a A4 (nascente) e a A3 (tramo sul).

Em janeiro deste ano a Assembleia Municipal do Porto decidiu recomendar ao Governo a colocação de portagens para pesados na VCI, de modo a retirar o tráfego e reduzir o congestionamento nesta via. Moreira disse mesmo, na ocasião, que esta via “quando entra em colapso causa uma verdadeira trombose na cidade”. Como alternativa à VCI, o município propunha desviar os camiões para a A41 (Circular Regional Externa do Porto – CREP), e iria instar o Governo a isentar, durante um ano, o pagamento de portagens nesta via.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Moreira quer que candidatos às legislativas tomem posição sobre VCI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião