Depois de conquistar os turistas, Algarve “enche” o copo do resto do país

Reforçar o posicionamento dos vinhos algarvios e aumentar as vendas no resto do país é uma das metas da CVA, uma vez que grande parte da produção acaba por ser vendida a restaurantes da região.

“Já conseguirmos fazer a internacionalização sem sair de casa por causa dos turistas que contactam com os nossos vinhos, durante a sua estada no Algarve. Agora, o nosso objetivo é reforçar, cada vez mais, a região vinícola no resto do país“, começa por afirmar a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), Sara Silva, em declarações ao ECO/Local Online. A oportunidade está à porta, a 2 de março, durante o Enóphilo Wine Fest que, pela primeira vez, se realiza no Algarve, reunindo viticultores de Norte a Sul.

Reforçar o posicionamento dos vinhos algarvios e aumentar as vendas no resto do país é, assim, uma das grandes metas da CVA, uma vez que grande parte da produção acaba por ser vendida a restaurantes da própria região na época alta. Os números falam por si. Entre 70% a 80% dos 1,6 milhões de litros produzidos pelos 50 produtores do Algarve “são escoados na própria região na época alta”, principalmente para os restaurantes e maioritariamente consumidos pelos turistas.

A estratégia da Comissão passa, assim, por também escoar para o resto do país o vinho que é produzido em pequena escala. E o Enóphilo Wine Fest, que já vai na 21ª edição, não poderia vir em melhor altura para os viticultores dinamizarem ainda mais o negócio. “Os nossos produtores têm pequenas produções para dar a conhecer os vinhos a um público geral, mas interessado no produto, que valoriza a qualidade e o contacto de proximidade com o produtor”, sublinha Sara Silva que vê no evento vinícola uma oportunidade de ouro para alavancar ainda mais o setor.

Enóphilo Wine Fest21 fevereiro 2024

Também Luís Gradíssimo, responsável pela organização do Enóphilo Wine Fest, considera que o evento será uma boa oportunidade de negócio. “Ir para o Algarve foi muito pensado e entendemos que era o momento certo. O Sul do país tem um potencial tremendo para muitos dos vinhos de nicho portugueses: pequenas produções de vinhos únicos, com valores acima da média, que se posicionam num mercado que está recetivo a novas experiências e valoriza a qualidade, a novidade e a disrupção que muitos dos nossos produtores têm vindo a apresentar”, nota este responsável.

Já conseguirmos fazer a internacionalização sem sair de casa por causa dos turistas que contactam com os nossos vinhos durante a sua estada no Algarve.

Sara Silva

Presidente da Comissão de Vitivinícola do Algarve (CVA)

Os vinhos do Algarve vivem uma nova era caracterizada pela procura pela qualidade em detrimento da quantidade e os atuais 50 produtores estão na senda do crescimento sustentável no segmento de vinhos de qualidade“, assinala, por sua vez, Sara Silva.

“Constata-se um regresso às origens, buscando o mais tradicional do Algarve, tendo-se assistido a uma aposta forte nas castas Negra Mole – é exclusiva da região – e Crato Branco (Síria), de vinhas velhas, em linha com as novas tendências do consumidor que procura algo diferenciador e genuíno”, descreve presidente da CVA. A somar a tudo isto, elenca, o trunfo da “especificidade do terroir que é favorável para a maturação da uva e sabores do vinho”.

Enóphilo Wine Fest

Esta é a segunda região vitivinícola do país com menor área de vinha em produção – cerca de 1.427 hectares de vinha (Carcavelos é a mais pequena). Está subdividida em quatro Regiões com Denominação de Origem: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira. Metade dos 50 viticultores já aposta no enoturismo, com ou sem alojamento, para divulgar o produto. “O enoturismo tem tido imenso potencial e constitui um canal de vendas para o produtor”, frisa a presidente da direção da CVA, lembrando que a rota dos vinhos do Algarve foi lançada em 2023.

Apesar de ser a primeira vez que o evento se realiza no Algarve, não é a primeira vez que os viticultores algarvios participam. “Em 2023, a região participou com oito produtores no Enophilo Lisboa e no Enophilo Porto, com provas especiais sobre os vinhos do Algarve, que nos deram uma repercussão bastante positiva, contribuindo para chegarmos a um público mais alargado, nomeadamente nas grandes cidades de Lisboa e Porto”, conclui Sara Silva.

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