De Guimarães a Cascais, cidades portuguesas usam dados para serem mais inteligentes

Vários municípios estão a apostar em plataformas de inteligência urbana que permitem recolher dados, disponibilizar informação em tempo real à população e melhorar a gestão autárquica.

Vários municípios, empresas e universidades portuguesas estão a desenvolver projetos para recolher dados em tempo real, de modo a fornecer à comunidade local, empresas e visitantes a informação correta e garantir serviços rápidos. Tecnologia para medir efeitos de estufa, centro de operações integrado, sistemas de medição que facilitam a mobilidade na cidade e o fluxo de tráfego são alguns dos exemplos.

Cascais, Famalicão e Guimarães são três exemplos de municípios que investiram na criação de um centro de operações integrado, com técnicos especializados na recolha e análise de dados, permitindo um melhor planeamento e gestão inteligente do território. A adoção deste tipo de soluções tem como objetivo responder aos desafios das cidades de forma a tornar os serviços ais céleres, como a proteção civil em situações de catástrofe.

O C2 – Centro de Controlo de Cascais, por exemplo, integra toda a informação relativa à gestão da vida quotidiana do concelho e ajuda a autarquia a gerir ao minuto os serviços de forma automática e “mais eficiente“. A autarquia quer “afirmar Cascais como uma referência nacional e internacional no que respeita a cidades inteligentes”.

À semelhança de Cascais, também os centros de controlo de operações de Vila Nova de Famalicão e de Guimarães procuram gerir o território de forma inteligente, aumentar a participação cívica de residentes e turistas, criar oportunidades profissionais, desenvolver novos setores e investir em startups que operem nesta área.

Também em Boticas, mais afastada dos centros urbanos, já estão a ser dados os primeiros passos para tornar a vila mais inteligente e atrair pessoas das grandes cidades. A gestão inteligente dos resíduos urbanos e dos recursos naturais são duas das grandes prioridades do município, bem como a facilitação do acesso a serviços através de uma plataforma denominada Autarquia24.

Oeste é a primeira região a medir emissões

No âmbito do projeto Smart Region, concebido pelo Nova Cidade – Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e materializado na Comunidade Intermunicipal do Oeste, esta região é e primeira a nível nacional a contar com um gémeo digital de inteligência territorial que permite medir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) em todo o território. Para a Nova IMS é “uma tecnologia que marca um novo paradigma de planeamento e gestão territorial com base em dados e que representa uma primeira solução à escala regional para dar resposta à Lei de Bases do Clima”.

O Oeste Smart Region é uma plataforma analítica integrada de inteligência territorial que oferece capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise de dados, disponibilizando capacidades analíticas nas vertentes descritiva, preditiva e prescritiva. Foi agora adicionada a medição de gases com efeito de estufa às múltiplas valências que disponibiliza.

É crucial que os governos locais e intermunicipais tenham um padrão de referência para medir e reportar as suas emissões, mas também para identificar e desenhar as formas mais eficazes de mitigar as mesmas.

Miguel de Castro Neto

Diretor da NOVA IMS

É crucial que os governos locais e intermunicipais tenham um padrão de referência para medir e reportar as suas emissões, mas também para identificar e desenhar as formas mais eficazes de mitigar as mesmas”, assinala o diretor da NOVA IMS, citado em comunicado. Miguel de Castro Neto considera ainda que “o projeto Smart Region, único à escala nacional, é uma preciosa ferramenta de auxílio para a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste e para cada um dos seus 12 municípios poderem, com base em dados, monitorizarem o seu desempenho e desenharem as melhores estratégias para agirem de uma forma eficaz a todos os níveis”.

Paralelamente, a Universidade Nova de Lisboa desenvolveu o Urban Analytics Lab para responder rapidamente às necessidades da população através de sistemas de medição que facilitam a mobilidade na cidade e o fluxo de tráfego.

Aveiro torna-se tech city

Num investimento de nove milhões de euros, Aveiro tornou-se numa Tech City economicamente mais competitiva e sustentável com forte aposta na tecnologia 5G, fibra e sensores.

O projeto “Aveiro STEAM City”, que trouxe à cidade uma nova revolução tecnológica com a adoção de infraestruturas e tecnologias 5G e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas), contou com um financiamento de 4,9 milhões por parte de fundos comunitários.

Pretendemos competir com os centros económicos nacionais mais fortes, sendo capazes de atrair e reter os talentos necessários para que a nossa economia cresça e produza mais valor acrescentado, tornando Aveiro uma cidade mais competitiva a nível global.

José Ribau Esteves

Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

“Este projeto é uma oportunidade muito importante para apoiar a transição da cidade de Aveiro para uma economia baseada no conhecimento. Pretendemos competir com os centros económicos nacionais mais fortes, sendo capazes de atrair e reter os talentos necessários para que a nossa economia cresça e produza mais valor acrescentado, tornando Aveiro uma cidade mais competitiva a nível global”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, no site oficial da autarquia.

O projeto “Aveiro STEAM City” trouxe à cidade uma nova revolução tecnológica.LuisPinheiro1945 by Pixabay

 

Águeda tem aplicação para promover concelho

Localizado no centro da cidade aguedense, o Águeda Sm@rtCityLab é um laboratório urbano que se traduz num ambiente aberto de inovação, onde autarquia, cidadãos, empresas e escolas colaboram no desenvolvimento, implementação, validação e teste de novas tecnologias, serviços e respetivas aplicações. O município pretende “obter ganhos significativos na eficiência energética e ambiental nos edifícios, nos espaços públicos, nos serviços urbanos e nos transportes“, lê-se no site da autarquia. O projeto Águeda Sm@rt City Lab valeu ao município uma distinção no Prémios Portugal Smart Cities.

Águeda conta ainda com uma aplicação gratuita intitulada de Águeda Cityfy que foi desenvolvida para “promover o concelho e uma forma de inovar na comunicação do cidadão”. “Esta aplicação visa a publicitação de notícias e eventos, divulgação de informações e promoção turística, cultural e desportiva do município de Águeda”, explica a autarquia.

Aplicação de mobilidade urbana em Viseu

Viseu apostou numa plataforma de mobilidade, que veio dar resposta à estratégia do município de Viseu: ter um sistema de transportes integrado, mais eficiente e mais ecológico. O MUV – Mobilidade Urbana de Viseu foi desenvolvido pela Softinsa e representa na visão da autarquia “forma de olhar a cidade que pretende envolver os viseenses, captar novos utilizadores de transportes públicos e promover a mobilidade suave”. De acordo com a Softinsa, MUV já obteve várias distinções, incluindo um Global Mobi Awards na categoria Cidades.

Através da aplicação MUV Viseu, disponível para Android e iOS, os utilizadores podem marcar uma viagem de Telebus, saber a localização dos autocarros em tempo real, carregar passes, descobrir o melhor trajeto para realizar uma viagem de transportes públicos e saber previamente se há lugares vagos nos parques de estacionamento da cidade.

Centro de Inteligência Territorial em Viana

O centro de Inteligência Territorial (CIT), do laboratório Data CoLAB, sediado em Viana do Castelo, disponibiliza informação proveniente de “várias fontes de dados abertos” sobre os municípios portugueses, juntando-os numa mesma plataforma e tornando possível compará-los. O CIT “disponibiliza, de forma aberta, dados sobre governança, ambiente, mobilidade, modos de vida, sociedade e economia”, explicou Ana Gonçalves, diretora de desenvolvimento de produto do Data CoLAB, laboratório do qual o Politécnico de Viana do Castelo é sócio fundador.

Viana do casteloWikimedia Commons

Conheça os seis municípios distinguidos na primeira edição dos Prémios Portugal Smart Cities

O ano passado, seis municípios nacionais, Águeda, Viseu, Sintra, Alfândega da Fé, Lagoa e Guimarães, foram galardoados na primeira edição dos Prémios Portugal Smart Cities.

Águeda ganhou na temática “Neutralidade Carbónica”, com o Águeda Sm@rt City Lab, um laboratório vivo dedicado à descarbonização da cidade. Na categoria “Mobilidade”, o prémio foi entregue à cidade de Viseu com o projeto MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, que agrega o sistema de transportes da cidade beirã. A Câmara Municipal de Sintra venceu a categoria “Espaço Público” com o projeto Eixo Verde-Azul (EVA), um corredor ecológico que liga os concelhos de Sintra, Oeiras e Amador, de acordo com a revista Smart Cities.

Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, venceu a categoria “Saúde e Bem-Estar”, com o projeto Cuidados de Saúde e Proximidade, enquanto a Câmara Municipal de Lagoa (Algarve), que se candidatou com a Plataforma de gestão da SmartCity Lagoa, foi distinguida na temática “Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente”, enumera a mesma revista.

O município de Guimarães conquistou a categoria “Transformação digital”, com a Plataforma de Inteligência Urbana de Guimarães, uma solução desenvolvida pela empresa tecnológica portuguesa Ubiwhere e que é usada no município minhoto desde 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Guimarães a Cascais, cidades portuguesas usam dados para serem mais inteligentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião