Aveiro Tech City, uma cidade mais competitiva e sustentável

Num investimento de nove milhões de euros, Aveiro tornou-se numa Tech City: economicamente mais competitiva e sustentável com forte aposta na tecnologia 5G, fibra e sensores.

Aveiro tornou-se de tal forma uma cidade tecnológica de vanguarda com tecnologia de fibra de última geração e o primeiro laboratório vivo de rede experimental 5G em Portugal que, ao longo destes três últimos anos, mais de 40 entidades testaram produtos e serviços na cidade. Alguns deles estão a funcionar no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City cujo investimento já ascende a nove milhões de euros, bem mais do que os 4,9 milhões inicialmente financiados, avançou ao ECO João Machado, vereador do pelouro Aveiro Tech City.

O pontapé de saída para uma cidade inteligente foi dado com o projeto Aveiro Steam City cujos resultados são hoje publicamente apresentados, na cidade, e que englobou um investimento de 6,1 milhões de euros, dos quais 4,9 milhões foram cofinanciados pelos Fundos Comunitários, no âmbito do Programa Comunitário “Urban Innovative Actions (UIA) – Ações Urbanas Inovadoras. “Fomos a primeira cidade portuguesa a conseguir este financiamento”, realça o vereador da câmara liderada pelo social-democrata José Ribau Esteves.

Estavam, assim, dados os primeiros passos para a transformação digital com vista a uma cidade cada vez mais competitiva tecnologicamente e economicamente. “O objetivo final é criar melhores empregos, capacitar e tornar as nossas empresas ainda mais competitivas, a cidade mais acessível e sustentável ao nível ambiental, além de atrair e reter talento”, nota o vereador João Machado.

Entre as grandes apostas estão a instalação de Techlabs nas escolas, a criação de um observatório de emprego, um laboratório vivo com infraestrutura de fibra, sensores e conectividade 5G na cidade. Todo este trabalho tem, assim, continuidade com o Aveiro Tech City com o alargamento a ainda mais projetos, num investimento que já ascende aos nove milhões de euros.

"O objetivo final é criar melhores empregos, capacitar e tornar as nossas empresas ainda mais competitivas, a cidade mais acessível e sustentável ao nível ambiental, além de atrair e reter talento.”

João Machado, vereador do pelouro Aveiro Tech City da câmara de Aveiro

Plataforma ajuda a definir políticas urbanas

Entre estes projetos inovadores, que são apresentados hoje, consta uma plataforma urbana de apoio à governação local que permite monitorizar a qualidade do ar, o ruído e a temperatura. “Além da gestão da mobilidade urbana do território através da instalação de radares, em algumas entradas da cidade, para medir a velocidade e monitorizar a afluência do número de veículos”, descreve o vereador.

Outro trunfo desta plataforma urbana de apoio à governação da cidade é disponibilizar informação sobre o consumo de energia no município, a gestão dos resíduos e futuramente a quantidade de energia gasta pelos barcos moliceiros depois da conversão dos motores de combustão em elétricos e consequente economia de emissões de CO2. “O município já instalou dez carregadores elétricos ao longo dos canais urbanos” para apoiar essa conversão de olhos postos numa mobilidade mais sustentável na cidade e num forte contributo para a pegada ambiental.

"Esta plataforma vai permitir definir políticas de reforma urbana, mobilidade e sustentabilidade ambiental no território para uma melhor qualidade de vida dos munícipes.”

João Machado, vereador do pelouro Aveiro Tech City da câmara de Aveiro

Esta plataforma, que está em fase de conclusão e foi desenvolvida pela Altice Labs, “vai permitir, assim, definir políticas de reforma urbana, mobilidade e sustentabilidade ambiental no território para uma melhor qualidade de vida dos munícipes”, resume João Machado. Pretende-se que, no futuro, os munícipes também possam aceder a esta plataforma para saberem, entre outros dados, “se, por exemplo, a qualidade do ar está boa para a prática de exercício físico ao ar livre”.

Ainda no âmbito das políticas de mobilidade e sustentabilidade ambiental, adianta, “Aveiro vai ter o primeiro Ferryboat elétrico de Portugal, que ainda está em construção, e respetiva estação de carregamento. O que vai representar uma redução anual de emissões de CO2 de aproximadamente 300 toneladas“.

Outra grande inovação do Aveiro Tech City é uma aplicação para telemóvel e tablet de tecnologia de realidade aumentada que permite sobrepor a imagem captada em tempo real pela câmara destes equipamentos com os esquemas das infraestruturas enterradas no subsolo. As equipas de manutenção das Águas da Região de Aveiro (AdRA ) conseguem, assim, visualizar as condutas enterradas num arruamento, tomar decisões sobre manobras, registar e solicitar intervenções no local se necessário. Esta aplicação foi desenvolvida em parceria com a empresa Allbesmart, venceu o Prémio AdP 100% Inovação do Grupo Águas de Portugal e destacou-se entre os três finalistas no Altice International Innovation Award.

Na prática, explica João Machado, “o Aveiro Tech City é uma estratégia que o município começou no mandato anterior, numa lógica de se preparar a digitalização do município em várias frentes, desde a educação, passando pela formação até aos desafios para melhoria do contexto urbano”. Mais, afirma: “Aveiro é, por si só, uma cidade tecnológica, tendo em consideração que temos um legado no que diz respeito às tecnologias de informação e comunicação, desde a nossa universidade, o Instituto de Telecomunicações (IT) até à Altice Labs”.

Além destes parceiros no projeto, a autarquia conta também com a Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro e a Associação Para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável (CEDES).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aveiro Tech City, uma cidade mais competitiva e sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião