Funicular da Graça transportou 14 mil pessoas na primeira semana

Funicular foi anunciado há 15 anos e começou a funcionar há uma semana. Até dia 2 de maio as viagens serão gratuitas.

Uma semana depois da inauguração e 15 anos após o anúncio da obra, o funicular da Graça, que liga este bairro lisboeta à Mouraria, já transportou 14 mil passageiros e realizou 1500 viagens, avança a Câmara Municipal de Lisboa. Esta empreitada acabou por ficar mais cara do que inicialmente previsto, derrapando para os sete milhões milhões de euros, tendo em conta os trabalhos necessários face aos achados arqueológicos.

Só no primeiro dia de funcionamento, a 12 deste mês, o funicular realizou 114 viagens, ao longo de um percurso de 80 metros numa íngreme encosta entre a Rua dos Lagares e o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen (Miradouro da Graça).

O equipamento não saía do papel desde 2009, quando entrou no Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo, pelas mãos do então vice-presidente da autarquia, Manuel Salgado, durante a presidência do socialista António Costa. As obras chegaram a arrancar anos depois, mas estiveram congeladas devido à descoberta de vestígios arqueológicos.

Funicular da GraçaCãmara Municipal de Lisboa 20 março, 2024

O valor inicialmente orçamentado, na ordem dos cinco milhões de euros, acabou por derrapar para sete milhões de euros, uma vez que foi preciso reformular o projeto na sequência da descoberta de achados arqueológicos. Os trabalhos foram retomados apenas em julho de 2021 e terminados dois anos depois. “Conseguimos desatar o nó de um problema de tanto tempo que os lisboetas estiveram à espera e agora vamos ter aqui, gratuitamente, para os nossos lisboetas poderem subir entre a Mouraria e Graça. É um momento único”, frisou o autarca Carlos Moedas, no dia da inauguração.

O social-democrata Carlos Moedas considerou ainda tratar-se de “um momento histórico para a cidade. É interessante pensar que há 120 anos havia um elevador da Graça, entre a Rua da Palma e a Graça, que funcionou entre 1893 e 1904 e, 120 anos depois, voltamos a ter outro elevador”.

Conseguimos desatar o nó de um problema de tanto tempo que os lisboetas estiveram à espera e agora vamos ter aqui, gratuitamente, para os nossos lisboetas poderem subir entre a Mouraria e Graça.

Carlos Moedas

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

O equipamento transporta 14 pessoas em cada viagem e até duas bicicletas. A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa ficará responsável pelo funcionamento deste equipamento.

Até dia 2 de maio as viagens serão gratuitas. O valor do bilhete a cobrar posteriormente ainda está ser definido, mas deverá estar em linha com os valores praticados pela Carris nos “elevadores” já existentes na cidade. Será, contudo, gratuito para todos os detentores do passe navegante.

Funicular da GraçaLusa 20 março, 2024

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Funicular da Graça transportou 14 mil pessoas na primeira semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião