Incubadora do Instituto Politécnico da Guarda acolhe nova startup internacional

Até ao final do ano, mais três startups financiadas por investidores internacionais deverão integrar a incubadora do estabelecimento de ensino no âmbito da parceria com a Empowered Startups.

A AG-Transformer, startup que dá aos pequenos e médios agricultores acesso a informação sobre métodos de produção mais eficientes, ecológicos e sustentáveis, é a mais recente startup estrangeira a integrar a incubadora do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). Até ao final do ano, pelo menos, mais três startups deverão integrar a incubadora do estabelecimento de ensino.

“A atração deste investimento só foi possível porque o IPG reúne, hoje, as competências necessárias para desenvolver tecnologia aplicada de ponta e está também capacitado para apoiar a implementação no terreno de projetos desta natureza”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Esta startup irá orientar a aplicação de tecnologias digitais avançadas a um setor de atividade [agrícola] que é predominante na região e que, por isso, tem todas as condições para ser bem-sucedida e de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico regional”, diz, citado em comunicado.

Depois da SeedbySeed, startup pretende facilitar o acesso a microcrédito a trabalhadores e pequenas empresas com pouca literacia digital, a AG-Transformer é a segunda startup financiada por investidores estrangeiros, a integrar a incubadora do IPG no âmbito da parceria estabelecida em 2023 com a Empowered Startups.

Baseado no conceito de Agricultura de Ambiente Controlado (AEC), este novo projeto, liderado por Dixie O´Donnell, profissional que atualmente exerce funções na Google e que conta com passagens pela NATO e pela ONU, irá aplicar tecnologias digitais avançadas à atividade agrícola.

“Será criada uma plataforma que possibilitará aos pequenos e médios agricultores terem acesso a informação sobre métodos de produção mais eficientes, ecológicos e sustentáveis, mas também sobre boas práticas, linhas de financiamento e oportunidades de parcerias”, informa o IPG em comunicado.

Depois será lançado “o primeiro campo de ensaio da nova plataforma na região da Guarda e nos concelhos limítrofes”, sublinha ainda a instituição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incubadora do Instituto Politécnico da Guarda acolhe nova startup internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião