Startups portuguesas ExpressTEC e FiberSight vencem Santander X Global Award

Com mais de 3.800 participantes, o Santander X Global Award distinguiu 3 startups e 3 scaleups, que irão receber um total de 60.000 euros em prémios e o acesso à comunidade de empresas Santander.

As startups portuguesas ExpressTEC e FiberSight são a primeira e a segunda classificadas do Santander X Global Award, na categoria universidades. A scaleup portuguesa Infinite Foundry foi reconhecida com uma menção honrosa no Santander X Global Award | Transforming the Digital Economy.

Com mais de 3.800 participantes, o Santander X Global Award distinguiu três startups e três scaleups, que irão receber um total de 60.000 euros em prémios e o acesso à comunidade de empresas Santander X 100.

Na categoria universidades, duas startups nacionais foram reconhecidas. É o caso da ExpressTEC (da Universidade do Algarve) — que apresentou um projeto de diagnóstico e tratamento personalizado do cancro, tendo desenvolvido o primeiro teste baseado em RNA (ácido ribonucleico) para a elegibilidade de tratamentos específicos — e da Fiber Sight. A startup da Universidade de Coimbra desenvolve soluções de deteção de fibra ótica e destacou-se por um “projeto de inovação tecnológica para a deteção de fugas de água, através de um sensor de fibra de humidade e temperatura da água, para aumentar a resiliência das infraestruturas.”

Nesta categoria, foi ainda reconhecida a startup do Reino Unido, RReact. Já a Pack2Earth (Espanha), a Lambda Agri (Reino Unido) e a Snowball (Reino Unido) foram as três empresas reconhecidas na categoria Startup.

São ainda conhecidos os vencedores do Santander X Global Award | Transforming the Digital Economy, um desafio internacional desenvolvido em colaboração com a Oxentia Foundation, ao qual se candidataram mais de 260 empresas.

A portuguesa Infinite Foundry recebeu uma menção honrosa, com um projeto que se foca “no conceito dos gémeos digitais e do metaverso industrial para melhorar a precisão do controlo em tempo real das operações industriais, tornando mais eficiente e com mais qualidade todo o processo de fabrico.”

Sentrisense (Argentina), Sleepup (Brasil) e a Siembra (Estados Unidos) foram as vencedoras na categoria Startup. Já na categoria Scaleup os vencedores foram a PixForce (Brasil), Fossa (Espanha) e a Kunak (Espanha).

Receberam 120.000 euros em prémios, além de acesso à comunidade Santander X 100 e a oportunidade de apresentar o seu projeto na Fintech Station, a área de Open Innovation do banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startups portuguesas ExpressTEC e FiberSight vencem Santander X Global Award

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião