UTAD recebe quase 1.300 candidaturas de alunos estrangeiros, oriundos de 32 países

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro registou um aumento de 75% no número de candidaturas por parte dos alunos internacionais. Maioria inscreveu-se nos mestrados.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu 1.270 candidaturas provenientes de alunos de 32 países para o ano letivo 2024/2025, o que represente um crescimento de 75% face ao ano letivo que está a decorrer.

Concluída no final de março, a primeira etapa do calendário de inscrições “confirmou o crescente interesse levantado pela instituição junto dos estudantes internacionais, designadamente dos países de língua portuguesa”, detalha a instituição transmontana, em comunicado.

Para estes alunos, a UTAD desenvolveu um programa específico, equiparando as propinas às dos alunos portugueses. Também no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a UTAD “tem-se afirmado crescentemente como uma escolha tanto em licenciaturas quanto nos graus de mestrado e doutoramento”.

A internacionalização é um dos eixos estratégicos da UTAD e o sucesso na captação de alunos resulta da consolidação da estratégia desenvolvida nos últimos anos. Na visita que efetuámos a Cabo Verde no último mês comprovámos a reputação granjeada pela instituição fora de Portugal, junto de governantes e das principais universidades, com quem estamos a trabalhar. O incremento do número e da qualidade dos programas de intercâmbio de estudantes e de docentes é um objetivo central e, como podemos verificar, os excelentes resultados estão a reforçar a UTAD enquanto instituição de referência”, afirma Emídio Gomes, reitor da UTAD.

A internacionalização é um dos eixos estratégicos da UTAD e o sucesso na captação de alunos resulta da consolidação da estratégia desenvolvida nos últimos anos.

Emídio Gomes

Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

De acordo com a academia transmontana, os candidatos às licenciaturas superaram as vagas em quase 80%, para um total de 181. Nos graus superiores, contabilizam-se 1.030 candidatos de países terceiros para mestrados e 59 para doutoramentos.

A segunda fase de candidaturas está marcada para o período de 28 de maio a 13 de junho, com provas específicas de 8 a 12 de julho.

Emídio Gomes realçou no mês passado que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai insistir na criação de um curso de Medicina em Vila Real. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) recusou a candidatura da UTAD para a criação de um mestrado integrados em Medicina, uma decisão que a academia quer reverter.

Fundada em 1973, como Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR), foi a primeira instituição de ensino superior do interior Norte de Portugal. Em 14 de setembro de 1979, o IPVR foi elevado a Instituto Universitário, adotando a designação de Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UTAD recebe quase 1.300 candidaturas de alunos estrangeiros, oriundos de 32 países

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião