Belgas investem 100 milhões em mega empreendimento com 251 apartamentos em Gaia

A construir no Cais do Cavaco pelos promotores belgas Thomas & Piron e Promiris, o Gaia Hills promete "251 apartamentos para a classe média". Preços variam entre 250 mil euros e 1,7 milhões de euros.

Vai nascer no Cais do Cavaco, em Vila Nova de Gaia, um empreendimento residencial com 251 apartamentos. O Gaia Hills representa um investimento de 100 milhões de euros por parte dos promotores belgas Thomas & Piron e Promiris. Com previsão de início de comercialização ainda em maio e início de construção para o último trimestre do ano, o preço dos apartamentos varia entre 250 mil euros e 1,7 milhões de euros.

O Gaia Hills vai contemplar a construção de oito edifícios com quatro e cinco pisos, divididos em quatro lotes, num total de 251 apartamentos de tipologias de T1 a T5. Os promotores avançam que “todas as frações beneficiarão de áreas de terraço amplas com uma vista deslumbrante para o rio Douro, para a cidade do Porto ou para o parque urbano de lazer a sul”.

“A morosidade dos processos de licenciamento levou a que só agora estivéssemos em condições de iniciar a construção do Gaia Hills, passados que estão seis anos da sua aquisição. Este facto, a par da conjuntura internacional que bem conhecemos, levou-nos a ter de fazer ajustes ao valor de venda por metro quadrado“, explica David Carreira, responsável da Thomas & Piron, em comunicado.

A morosidade dos processos de licenciamento levou a que só agora estivéssemos em condições de iniciar a construção do Gaia Hills, passados que estão seis anos da sua aquisição.

David Carreira

Porta-voz da Thomas & Piron

Os promotores do empreendimento detalham que as dimensões dos apartamentos variam entre 62 metros quadros (T1) e 278 (T5), com o preço médio de venda a rondar os 4.800 euros por metro quadrado. Contas feitas, é um ajuste de 15 milhões de euros, já que em 2021, os promotores estimavam gastar 85 milhões de euros neste mega projeto residencial.

“Vamos colocar no mercado 251 apartamentos para a classe média, que é o principal core business da Thomas & Piron. A qualidade da construção, a par da funcionalidade dos apartamentos, e a criação de espaços verdes e de lazer exclusivos, num investimento global de cerca de 100 milhões de euros, farão deste um projeto diferenciador”, afirma David Carreira.

Com uma área total de construção a rondar os 30.500 metros quadrados, o Gaia Hills arranca, numa primeira fase, com a construção de uma área residencial de 16.200 metros quadrados, 640 de área comercial e 9.100 de parques de estacionamento subterrâneos, áreas técnicas e arrecadações, dos quais 1.600 serão dedicados a um parque de estacionamento de uso público. O início da construção da primeira fase está previsto para o quarto trimestre de 2024 e a conclusão para o final de 2026.

Numa segunda fase será construída uma área total de construção residencial de 15 mil metros quadrados e de 6.600 subterrâneos para parques de estacionamento, áreas técnicas e arrecadações. O início da construção dessa etapa complementar está planeado para 2027, com previsão de início de comercialização cerca de três meses antes, e conclusão em 2029.

Situado em plena zona ribeirinha, entre um parque de aproximadamente três hectares e o rio Douro, está ainda prevista a construção de uma praça central com o nome de Ágora. Os promotores detalham que “a sul, as áreas verdes serão transformadas num parque natural, que será posteriormente cedido ao município para utilização pública, e onde será possível estar em contacto direto com a natureza”.

A Thomas & Piron tem em curso quatro projetos residenciais nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto: Clarissas (concelho de Loures), Docks Matosinhos (Matosinhos), Gaia Hills (Vila Nova de Gaia) e ainda o projeto Conde Lima (Lisboa) – estes dois últimos em parceria com a Promiris, que totalizam cerca de 130.000 metros de construção para mais de 1.000 fogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Belgas investem 100 milhões em mega empreendimento com 251 apartamentos em Gaia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião