Xelerate.tech vai contratar mais de 60 engenheiros até ao final do ano

Luso-alemã Xelerate.tech prevê contratar mais de 60 engenheiros de software até ao final deste ano. Planeia ainda investir em novos setores de tecnologia e mudar de instalações.

Xelerate.tech
Equipa da Xelerate.tech no Porto.24 maio, 2024

Depois de anunciar o investimento de 40 milhões de euros na contratação de equipas de desenvolvimento de software, nos próximos cinco anos, no Porto, a aceleradora de empresas luso-alemã Xelerate.tech prepara-se para contratar mais de 60 engenheiros de software este ano para trabalharem com tecnológicas estrangeiras. Também planeia investir em novos setores de tecnologia e mudar de instalações para dar resposta ao crescente número de companhias estrangeiras que ajuda a instalar na região, avança Martin Zierheim, CEO da Xelerate.tech, ao ECO/Local Online.

“Esperamos contratar mais de 60 engenheiros em 2024 para as nossas mais recentes joint ventures: a Xelerate Markant Portugal (focada no desenvolvimento de plataformas digitais B2B na cloud) e a Advanced Xelerate Tech (especializada no desenvolvimento de produtos SAP)”, adianta o CEO da Xelerate.tech em declarações ao ECO/Local Online.

A luso-alemã Xelerate.tech já ajudou a instalarem-se no Porto a germânica AVL Software and Function – referência mundial no desenvolvimento, simulação e testes na indústria automóvel –, a alemã Advanced Apllication, que desenvolve produtos de software para diversas indústrias, a dinamarquesa ISS World Services e a suíça Markant Services International, com a qual estabeleceu um novo tech hub na cidade, no âmbito de uma joint-venture.

As quatro empresas tiveram um investimento total de cerca de três milhões de euros em 2023. Para 2024 e anos seguintes o objetivo é sucessivamente dobrar o valor do ano anterior”, calcula Martin Zierheim.

Face ao crescimento que tem tido no mercado ao atrair e ajudar cada vez mais companhias estrangeiras a instalarem centros tecnológicos no Porto, a aceleradora de empresas luso-alemã vai em breve mudar de instalações. “O nosso escritório «Xelerate Launch Base» está localizado na zona industrial, e estamos atualmente à procura de um novo espaço de trabalho para acomodar os nossos planos de crescimento“. Enquanto não muda de instalações, empresa está a implementar “um modelo de trabalho híbrido que garante o equilíbrio certo entre flexibilidade individual e a interação entre as equipas das várias áreas”, explica Martin Zierheim.

Esperamos contratar mais de 60 engenheiros em 2024 para as nossas mais recentes joint ventures: a Xelerate Markant Portugal (focada no desenvolvimento de plataformas digitais B2B na cloud) e a Advanced Xelerate Tech (especializada no desenvolvimento de produtos SAP).

Martin Zierheim

CEO da Xelerate.tech

Especializada no set up e gestão de hubs tecnológicos, a Xelerate.tech está em constante crescimento e tem vindo a estabelecer “parcerias sólidas” no Porto. “Criámos joint-ventures com líderes da indústria em vários setores que estão a investir estrategicamente em tecnologia e a aumentar a suas equipas internas de engenharia de software na Europa“, salienta o CEO.

A colaboração que mantinha com a empresa dinamarquesa ISS World Services no estabelecimento de um centro de tecnologia no Porto terminou recentemente. “Em menos de dois anos, passámos da ideia para um centro de tecnologia em funcionamento com 65 talentosos engenheiros”.

Outro exemplo do trabalho da aceleradora de empresas no Porto é a parceria com a germânciaAVL Software andFunctions, a XelerateDigitalcar, onde “as equipas da Xelerate.tech estão a assumir cada vez mais responsabilidade em tecnologias do ramo automóvel de última geração, como engenharia de sistemas, e-charging e cibersegurança automóvel”, descreve Martin Zierheim.

Para o CEO, “atrair os engenheiros mais talentosos é uma luta constante para muitas empresas”. Na hora destas empresas estrangeiras decidirem instalar-se no Porto pesa a existência de universidades de reconhecimento e o facto de ser um centro tecnológico internacional, ter talento na área tecnológica.

Portugal, em geral, tem uma posição de valor excecional para a indústria da tecnologia. A qualidade e a entrega do software desenvolvido é significativamente superior em comparação com outras regiões do mundo, para o mesmo custo e serviço/produto.

Martin Zierheim

CEO da Xelerate.tech

“O Porto desenvolveu um centro tecnológico global de excelência. A cidade fornece uma capacidade de trabalho talentosa e altamente qualificada, juntamente com um sistema educacional e universitário de classe mundial, com a segunda maior taxa de graduados em tecnologia na Europa”, assinala o CEO.

O responsável considera, aliás, que “Portugal, em geral, tem uma posição de valor excecional para a indústria da tecnologia. A qualidade e a entrega do software desenvolvido é significativamente superior em comparação com outras regiões do mundo, para o mesmo custo e serviço/produto”.

Mesmo assim, nota, “o mercado de engenharia de softwareestá sobrelotado, e precisamos de boas estratégias de recrutamento com conhecimento tecnológico para atrair o talento certo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Xelerate.tech vai contratar mais de 60 engenheiros até ao final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião