Autarca de Águeda diz que fogos causam “impacto brutal” na região
Autarca de Águeda ainda não fez as contas aos prejuízos, mas nao tem dúvidas de que o impacto económico "é brutal". Considera haver mão criminosa no deflagrar das chamas.
O presidente da câmara de Águeda antecipa “um impacto brutal” dos fogos na economia do concelho e região aveirense, onde arderam por completo casas, empresas e armazéns. “Tem um impacto brutal, porque também temos aqui [Águeda] uma floresta de produção intensiva que cria muito rendimento a pessoas e empresas que vivem da produção do eucalipto“, assinala Jorge Almeida.
“Por isso, não há dúvida nenhuma de que incêndios como estes — que só no concelho de Águeda têm vários milhares de hectares percorridos em poucos dias –, têm um impacto económico absolutamente incrível, muito grande nas florestas, e prejuízos causados em casas e empresas que arderam ou sofreram danos”, detalha o também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Tem um impacto brutal porque temos aqui [Águeda] uma floresta de produção intensiva que cria muito rendimento a pessoas e empresas que vivem da produção de eucalipto.
Apesar de município ainda estar a fazer o levantamento dos prejuízos resultantes do fogo durante estes dias, o autarca enumera a perda por completo de várias casas devolutas e de uma oficina de automóveis em Águeda. Só no concelho de Águeda operam 800 fábricas, calcula.
Na região de Aveiro, o balanço inicial mostra que as chamas também destruíram duas unidades industriais, uma de fabrico de mobiliário para casa de banho e uma carpintaria industrial em Sever do Vouga.
Apesar das condições meteorológicas extremas, com vento intenso que acelera a progressão das chamas, Jorge Almeida aponta o dedo a mão criminosa. “Estamos a falar de condições extremas e depois de gente que anda aí a atiçar. O criminoso é quem atiça”, lamenta. E questiona: “Como se explica o aumento brutal de ignições, mais de 300%, nestes dias?“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autarca de Águeda diz que fogos causam “impacto brutal” na região
{{ noCommentsLabel }}