Três gerações Siza Vieira assinam jóias para marca de luxo Sharma com a China debaixo de olho

Três gerações Siza Vieira assinam coleções de joias, de edição limitada, para a nova marca Sharma de duas empresárias nortenhas. Muitos mais nomes sonantes se seguirão.

Siza Vieira assina coleção de jóias de edição limitada para nova marca Sharma4 dezembro, 2024

 

O arquiteto Siza Vieira não conhecia Bruna Cabral e Brigitte Costa, mentoras da marca de joalharia Sharma, até estas o desafiarem a desenhar a primeira coleção cápsula em ouro de 19 quilates e diamantes. Não só o convenceram a criar uma edição limitada a 91 conjuntos, a 30 mil euros cada um, que já tem o mercado chinês interessado, como também o filho Álvaro e o neto Henrique, ambos arquitetos, assinam duas das coleções que serão lançadas em 2025.

Temos três gerações de arquitetos Siza a desenhar coleções de luxo para a Sharma, uma vez que vamos ter uma do filho Álvaro Siza Vieira e outra do neto Henrique Siza Vieira. Os protótipos já estão prontos”, começa por sublinhar Bruna Cabral, mentora da marca Sharma juntamente com Brigitte Costa, explicando como chegaram até ao vencedor do prémio Pritzker em 1992.

“Não o conhecíamos, foi uma amiga que nos apresentou. Explicámos quem somos, o nosso conceito e que queríamos desafiar personalidades que não estão ligadas à joalharia a desenhar peças de luxo fora da caixa, como se de uma obra de arte se tratassem”, conta a empresária.

Desenhou à nossa frente o anel do conjunto que inclui um colar, um par de brincos e uma pulseira.

Bruna Cabral

Uma das mentoras da marca de ourivesaria e joalharia Sharma

Siza Vieira abraçou o projeto, com um design descrito como “intemporal, moderno e cosmopolita” e, para surpresa das duas empresárias, proporcionou-lhes um momento que tão cedo não esquecerão. “Desenhou à nossa frente o anel do conjunto que inclui um colar, um par de brincos e uma pulseira”, lembra Bruna Cabral, entusiasmada.

Mas afinal quem são estas duas empreendedoras que convenceram Siza Vieira a colaborar com a marca que criaram em fevereiro deste ano, em Braga? Bruna Cabral, 37 anos, advogada de formação, é administradora executiva da Caixa de Crédito Agrícola do Vale do Távora e Douro. Já a amiga Brigitte Costa, 50 anos, dedicava-se ao ramo imobiliário juntamente com o marido, em Vila do Conde, antes de iniciarem esta aventura. A paixão pelo mundo da ourivesaria e joalharia levou duas amigas a criarem a empresa com investimento próprio, cujo valor preferem não divulgar.

“Foi algo muito bem pensado. Delineámos um plano de negócios que definisse uma estratégia e orçamento; avançámos com um estudo de mercado e definimos quais os mercados estrangeiros onde queremos entrar”, detalha Bruna Cabral. Entre eles constam Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, EUA e países asiáticos. “Os mercados externos estão programados para o médio prazo e já estamos a produzir trabalho para alcançar essa meta”, nota.

As fundadoras da Sharma: Brigitte Costa (à esquerda) e Bruna Cabral (à direita)4 dezembro, 2024

 

Começaram pela coleção “Pétala”, da autoria de ambas, e depois decidiram ser mais arrojadas e lançar o desafio a Siza Vieira, seguindo-se o filho, conhecido por “Alvarinho”, e o neto, além de mais personalidades nacionais e internacionais cujos nomes mantêm em segredo. Só estas colaborações deverão ganhar a forma de ouro maciço e a inclusão de gemas preciosas naturais, decididas caso a caso. As peças são todas feitas à mão num ourives em Gondomar.

A edição limitada a 91 conjuntos — tantos quanto os anos do arquiteto — já está à venda por 30 mil euros cada, e em exclusivo durante dois meses na Fundação Serralves, no Porto. Se venderem toda a coleção, deverão faturar cerca de 2,7 milhões de euros. Bruna ainda não sabe ao certo quantos conjuntos já foram vendidos, mas em breve deverão entregar um deles em mão no Algarve. E já estão em curso negociações para a marca ter um ponto de venda da coleção de Siza Vieira na China, terminada a exclusividade em Serralves.

“As linhas saídas do traço de Siza Vieira, um dos maiores vultos artísticos portugueses, prestavam-se ao uso do diamante, que acrescenta sofisticação e eleva o valor artístico da criação, com um design único”, detalha, por sua vez, Brigitte Costa.

As linhas saídas do traço de Siza Vieira, um dos maiores vultos artísticos portugueses, prestavam-se ao uso do diamante, que acrescenta sofisticação e eleva o valor artístico da criação, com um design único.

Brigitte Costa

Uma das mentoras da marca de ourivesaria e joalharia Sharma

Para além destas coleções cápsula de autor, as duas mentoras da Sharma tencionam renovar, de dois em dois meses, os conceitos e desenhos das coleções de joias de edição limitada que desenvolvem. “Estas séries — produzidas em prata 925 ou prata 925 com banho de ouro de 18 quilates, e pedrarias — incluirão sempre e ciclicamente sete brincos, sete anéis, sete pulseiras e sete colares”, explica, por sua vez, Bruna Cabral. O objetivo é apresentar peças que casam sofisticação com beleza intemporal, com destaque para os pormenores.

“Produções pequenas traduzem uma ideia de maior exclusividade, que pretendemos passar para o mercado. Este posicionamento será ainda mais flagrante nas coleções de autor, manufaturadas em séries muitíssimo limitadas e, por vezes, com algum simbolismo”, completa a amiga Brigitte Costa.

Com 10 colaboradores diretos e indiretos, a marca aposta sobretudo no e-commerce, além de parcerias estratégicas com complexos hoteleiros de cinco estrelas e de charme, como The Lince Santa Clara (Vila do Conde), Maison Albar – Le Monumental Palace (Porto), Maison Albar – Amoure (Vila Verde) e o MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto.

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