Vila do Conde ganha centro de investigação com financiamento de 86 milhões

Sediada na antiga Quinta de Crasto e prestes a ser inaugurada, a superestrutura científica BIOPOLIS terá "o maior orçamento alguma vez dedicado a um centro de investigação nacional".

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai inaugurar na segunda-feira, em Vila do Conde, a sede do BIOPOLIS, uma estrutura científica vocacionada para a investigação da diversidade biológica, dos ecossistemas e do meio ambiente. Tem “o maior orçamento alguma vez dedicado a um centro de investigação nacional: 86 milhões de euros para os primeiros sete anos de funcionamento”, calcula a Universidade do Porto.

Esta megaestrutura científica será constituída pelo CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, pela Universidade de Montpellier (França) e pela escola de negócios Porto Business School.

Em comunicado, a Universidade do Porto salienta que o BIOPOLIS será “uma superestrutura científica de referência internacional na área do desenvolvimento sustentável, dispondo de condições para realizar investigação de ponta na área do estudo e da conservação dos recursos biológicos”.

Este centro vai fazer a ponte entre a ciência e as empresas, nomeadamente através da promoção de cátedras convidadas, estando ainda vocacionado para a capacitação científica e tecnológica de instituições académicas de países em desenvolvimento de diversas geografias, onde serão criados twinlabs e estações biológicas internacionais.

Além da avaliação e monitorização ambiental, e da conservação e uso sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas, vai operar igualmente no domínio agroambiental, estudando os sistemas agroflorestais com o objetivo de proteger a biodiversidade dos solos e das espécies, e assegurar a sua preservação para o futuro.

Este centro de investigação já foi distinguido com o prémio Human Resources Strategy for Researchers (HRS4R) da União Europeia. E conta com financiamentos europeus Teaming e ERA-Chair, além da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Acresce ainda o apoio das empresas e laboratórios associados ao consórcio.

A dotação de 86 milhões de euros para os primeiros sete anos de funcionamento deste centro de investigação engloba o custo de nove milhões de euros referentes à obra realizada na antiga Quinta de Crasto, em Vairão, no concelho Vila do Conde.

Além de Luís Montenegro, a cerimónia de inauguração vai contar com a presença dos ministros da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e do Ambiente e Energia, Maria de Graça Carvalho. Participam ainda neste evento diversos representantes de diversas entidades nacionais e internacionais parceiras deste projeto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vila do Conde ganha centro de investigação com financiamento de 86 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião