Nova ganha centro de inovação médica de 3,2 milhões para “transformar a saúde em Portugal”
Nova Medical School ganha centro de inovação médica de 3,2 milhões que inclui um hub de Inovação pré-clínico e clínico, além de uma vertente formativa. O objetivo é melhorar a saúde em Portugal.
O Haddad Nova Medical InnovationCenter, da Nova Medical School, tem 3,2 milhões de euros para os próximos cinco anos com vista a acelerar a inovação em saúde, “posicionando-se como uma referência internacional”. Além da vertente formativa, será criado neste centro “um hub de inovação do pré-clínico ao clínico que proporciona um ambiente privilegiado para a colaboração entre médicos, nutricionistas, investigadores clínicos e biomédicos e especialistas em dados”, avança a escola médica da Universidade Nova de Lisboa.
“Este hub põe à disposição recursos humanos especializados e infraestrutura tecnológica com equipamentos de ponta para acelerar o desenvolvimento e a validação de tecnologias, incluindo novas soluções terapêuticas e de diagnóstico, dispositivos médicos e soluções digitais”, detalha a universidade, num comunicado.
Nesta missão a Nova Medical School conta com o apoio da Fundação Haddad que investe 3,2 milhões de euros no projeto. “Este financiamento é fundamental para conseguirmos contratar recursos humanos da área do empreendedorismo e da gestão, para dar apoio aos investigadores, aos profissionais de saúde que querem desenvolver soluções inovadoras e fazer a sua formação e capacitação”, salienta ao ECO a diretora da Nova Medical School, Helena Canhão.
“Esta parceria é fundamental porque permite potenciar todo o conhecimento científico gerado na nossa escola médica, garantindo a sua translação para o mercado e, por isso, para as pessoas”, prossegue Helena Canhão.
Reforça ainda a nossa ligação com a comunidade, promovendo a transferência de conhecimento, a formação e o desenvolvimento de colaborações estratégicas que contribuirão significativamente para a melhoria da saúde em Portugal.
Também tem a mais-valia, acrescenta, de “reforçar a nossa ligação com a comunidade, promovendo a transferência de conhecimento, a formação e o desenvolvimento de colaborações estratégicas que contribuirão significativamente para a melhoria da saúde em Portugal”.
Já o presidente da Fundação Haddad, Cláudio Haddad, considera que esta é “uma iniciativa de excelência que merece ser apoiada, especialmente na área da inovação, que é fundamental para o país”.
“O Haddad Nova Medical Innovation Center adota uma abordagem «Fast-to-First-in-Human», aproveitando a experiência da escola médica para reduzir os riscos tecnológicos e as barreiras regulamentares enfrentadas pelas inovações em saúde“, detalha a instituição de ensino.
Segundo a Nova, este centro “vai ligar-se à maior rede de instituições de saúde em Portugal, incluindo centros de investigação e unidades de saúde locais, hospitais privados e associações de pacientes, assim como terá alianças estratégicas com a indústria”.
Além da criação de um hub, este centro tem várias iniciativas: programas educativos, workshops especializados e interativos focados no empreendedorismo, inovação tecnológica, gestão de propriedade intelectual e análise do mercado da saúde.
Este centro está aberto não só à comunidade académica e científica da Nova Medical School, mas também a empreendedores e startups de todo o mundo.
“O Nova Haddad Medical Innovation Center é um centro da Nova Medical School que está descentralizado com a parte de interface com a comunidade, com as empresas. Portanto, a parte de desenvolvimento das ações de empreendedorismo e de capacitação acontece no campus de Carcavelos da Nova Medical School”, nota a diretora da escola ao ECO.
Já “o desenvolvimento da investigação, quer pré-clínica quer clínica, nomeadamente a parte de laboratório; desenvolvimento de fármacos, de sensores, de tecnologia, estão situadas nos edifícios de investigação do Campo Santana”, conclui Helena Canhão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova ganha centro de inovação médica de 3,2 milhões para “transformar a saúde em Portugal”
{{ noCommentsLabel }}