Estes são os “novos” candidatos do PSD às autárquicas

PSD divulgou lista com mais algumas dezenas de candidatos às autárquicas, persistindo a disparidade do género, com mulheres a serem menos de 20%. Luta em Aveiro entre irmãos está oficializada.

A Comissão Política Nacional do PSD aprovou esta quarta-feira os 78 candidatos às eleições autárquicas, que se juntam a cem nomes que já tinham sido homologados.

O partido social-democrata totaliza agora 178 candidatos a presidentes de câmara já com aprovação final para as eleições autárquicas que se deverão realizar entre setembro e outubro.

Nas listas social-democratas há continuidade, regressos ao partido, saltos hierárquicos e até decisões contra as estruturas concelhias. Nota ainda para a disparidade de género, com 13 mulheres e 65 homens oficializados nesta quarta-feira. Em janeiro, entre 57 candidatas e candidatos, contava-se uma dezena de mulheres. Na soma destas duas listas libertadas pelo partido, num total de 135 candidaturas, as candidatas perfazem apenas 17% do total, muito longe de uma situação de paridade.

Entre as câmaras “laranja” onde o presidente atinge o limite de mandatos, o PSD confirma oficialmente a candidatura de Luís Souto de Miranda a Aveiro, autarquia liderada por José Ribau Esteves há uma dúzia de anos.

Atual presidente da Assembleia Municipal, o candidato nas autárquicas de setembro ou outubro é irmão mais novo de um ex-presidente socialista daquela câmara, Alberto Souto de Miranda, o qual volta a apresentar-se pelo PS, ficando assim em aberto uma luta eleitoral entre irmãos que já antes da oficialização de Luís Souto de Miranda vinha gerando discussão em Aveiro.

José Ribau Esteves, presidente em final de mandato em Aveiro, está contra a escolha do candidato oficializado pelo PSD nesta quarta-feira. A sua opção, preterida por Luís Montenegro (com quem disputou a liderança do PSD em 2022) seria pelo seu vice-presidente na autarquia, Rogério Carlos. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

 

A escolha não foi pacífica até no PSD, com Ribau Esteves a defender a escolha do seu vice-presidente, em vez do presidente da Assembleia Municipal.

Luís Souto de Miranda “não é aquele que nós na estrutura concelhia defendemos […] um homem com carreira universitária sem nenhuma experiência de gestão. É a decisão do presidente do partido, legítima”, afirmou o ainda presidente da autarquia no início de janeiro, num espaço de comentário do Porto Canal, dizendo ainda: “Há militantes do partido, eu incluído, que não concordamos […], entendemos que esta decisão não é a melhor das decisões que estava em cima da mesa do presidente do partido”. Ribau Esteves acabou por seguir o demissionário presidente da concelhia, abandonando o lugar de presidente da mesa do plenário “em total solidariedade com o presidente da concelhia”.

O salto hierárquico de vice-presidente do atual executivo a candidato a presidente nas próximas autárquicas é igualmente uma nota de relevo. Entre eles, conta-se Miguel Gavinhos, do Fundão, que nesta terça-feira se deslocou a Lisboa para representar o município numa ação da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no âmbito de um projeto de mobilidade na Beira Interior. Há quatro meses, aquando da apresentação desse projeto da AMT, a autarquia tinha sido representada pelo presidente, Paulo Fernandes, que termina a missão de 12 anos à frente da câmara, por limite de mandatos.

Entre os autarcas que voltam a ser candidatos estão Júlia Fernandes, em Vila Verde, Mário Passos, em Famalicão, Jorge Sampaio, na Anadia, Manuel Tibo, em Terras de Bouro, entre outros.

Com pouco mais de metade dos candidatos conhecidos, o PSD mantém, para já, a incógnita de Setúbal – para onde se falou há dias da possibilidade de apoio à ex-autarca comunista e assumida candidata Maria das Dores Meira – e o tabu de Lisboa, onde ainda não foi oficializado o nome do atual presidente, Carlos Moedas, como recandidato e adversário da socialista Alexandra Leitão.

Por outro lado, a lista conhecida nesta quarta-feira inclui, oficialmente, o nome de Pedro Duarte, cuja candidatura ao Porto foi confirmada num artigo de opinião publicado pelo Jornal de Notícias a 2 de abril, o mesmo dia em que o ainda ministro dos Assuntos Parlamentares esteve na comitiva governamental que realizou um conselho de ministros no Mercado do Bolhão, precisamente no Porto. Entretanto, na terça-feira, ficou-se a saber que o CDS irá apoiar Pedro Duarte no Porto.

Entre os candidatos que repetem candidaturas após derrotas em autárquicas anteriores contam-se o ex-árbitro Marco Pina em Odivelas e Marco Almeida, ex-vice de Sintra pelo PSD que chegou a ser candidato independente, numa luta que culminaria na eleição de Basílio Horta, que agora atinge o limite de mandatos.

Um outro vice, mas no Porto durante o Executivo Rui Rio, é Paulo de Morais, presidente da Frente Cívica, na qual se tem notabilizado enquanto crítico de atos que considera poderem configurar corrupção, e que agora se é oficializado como candidato a Viana do Castelo, terra onde nasceu.

Paulo de Morais já se tinha apresentado como candidato no passado dia 30 de março, num evento onde contou com o último social-democrata vencedor naquela autarquia, Branco de Morais, cuja liderança terminou em 1993, ano em que o PS ganhou Viana do Castelo, que ainda hoje governa.

Nota ainda para o apoio a um movimento independente, “Todos pela Idanha”, em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, onde o socialista Armindo Jacinto está no terceiro e último mandato.

Veja abaixo a lista completa conhecida nesta quarta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os “novos” candidatos do PSD às autárquicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião