ClimateLaunchpad procura startups ‘cleantech’ nacionais

Os vencedores terão acesso à Final Regional Europeia, incubação na UPTEC e, para o primeiro classificado, uma viagem para a final internacional em Viena, Áustria. Candidaturas decorrem até 4 de maio.

A ClimateLaunchpad, a “maior competição cleantech do mundo”, está à procura de startups nacionais com soluções que ajudem a combater as alterações climáticas. As candidaturas decorrem até 4 de maio. Serão selecionados até dez projetos e os vencedores terão acesso à Final Regional Europeia, incubação na Uptec e, para o primeiro classificado, uma viagem para a final internacional em Viena, Áustria.

Promovida pelo EIT Climate-KIC, iniciativa da União Europeia voltada para a inovação climática, a competição aceita projetos de economia azul, sistemas alimentares, mobilidade sustentável, economias circulares, energia limpa, adaptabilidade e resiliência, próxima grande inovação e soluções urbanas.

Em Portugal, a competição é organizada pela Uptec, pela Ordem dos Engenheiros e pelo Fórum Oceano/Hub Azul, que farão parte da seleção dos projetos e serão júri na final nacional. Podem concorrer residentes em Portugal e que não tenham empresas com mais de dois anos nem recebido mais de 200 mil euros em financiamento.

As candidaturas decorrem até 4 e maio. Os projetos selecionados serão conhecidos a 8 de maio. Depois, entre 19 a 21 de maio, “os participantes terão um bootcamp intensivo online, conduzido por especialistas internacionais”.

A Vieira de Almeida, Fundação Santander, Associação Smart Waste Portugal, Prio, Galp e Fundação Repsol são alguns dos parceiros que irão fornecer mentoria e suporte especializado ao longo do programa.

A final nacional decorre a 26 de junho, data em que serão conhecidos os três melhores projetos.

Além da participação na Final Regional Europeia e da incubação de quatro meses na Uptec, os vencedores receberão “mentoria e uma entrevista exclusiva para promoção dos seus projetos”. O primeiro lugar irá ainda representar Portugal na final internacional, em novembro, em Viena.

Desde a sua criação, o ClimateLaunchpad já apoiou a mais de 5.000 startups globalmente e ajudou a arrecadar mais de 500 milhões de euros em investimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ClimateLaunchpad procura startups ‘cleantech’ nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião