Portugal Ventures investe 5,5 milhões de euros em startups de Leiria
A terceira edição da Call Leiria Crescimento decorre até 18 de maio. As duas edições anteriores receberam 89 candidaturas, tendo sido investidas quatro.
Bhout, Glartek, Leadzai e a Mantis AI são as quatro startups investidas pela Portugal Ventures no âmbito das duas edições da Call Leiria Crescimento, num total de 5,5 milhões de euros. As candidaturas para a terceira edição arrancam esta terça e decorrem até 18 de maio.
“A conclusão destas quatro operações de investimento representa uma forte aposta no potencial empreendedor da Região de Leiria, que queremos continuar a promover e apoiar nesta nova edição da Call Leiria Crescimento. Reforçamos o nosso portefólio, temos mais investimentos na região em pipeline e queremos que o Fundo Regional de Leiria seja um exemplo a replicar em outras regiões do país. Vamos continuar a explorar o potencial de inovação de Leiria, investindo em empresas inovadoras, que tragam valor acrescentado para a região”, diz Pedro de Mello Breyner, vogal do executivo da Portugal Ventures, citado em comunicado.
As duas primeiras edições desta iniciativa, que decorreram entre junho e janeiro, receberam 89 candidaturas, com um montante de investimento solicitado de 64,1 milhões de euros. Os projetos submetidos foram maioritariamente dos setores de digital & tecnologia e indústria & tecnologia.
As startups Bhout (onde a Portugal Ventures já tinha investido em 2022 no âmbito da Call INNOV-ID), Glartek, Leadzai e a Mantis AI foram as investidas através destas duas calls, num total de 5,5 milhões de euros.
A Portugal Ventures não revela qual o montante atribuído a cada uma das startups. “Os contratos de investimento estão protegidos por cláusulas de confidencialidade, pelo que não poderemos divulgar o montante por startup”, diz fonte oficial da sociedade de capital de risco do Banco Português de Fomento (BPF).
Mas as regras da call preveem um investimento entre 250 mil euros a 1,5 milhões de euros por empresa, nas fases seed, startup, later stage venture (séries A, B e C), com sede na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) ou que aí pretendam estabelecer-se com presença e operações significativas.
Nova call até 18 de maio
Os investimentos foram realizados pela Portugal Ventures através do Fundo de Capital de Risco “Região de Leiria Crescimento”, uma parceria entre o BPF, no âmbito do Programa de Venture Capital apoiado pelo PRR, a NERLEI CCI e empresas da Região de Leiria, e a partir de hoje, 8 de abril, arrancam as candidaturas para uma terceira edição, a decorrer até 18 de maio.
“As empresas candidatas deverão enquadrar-se no verticais de investimento da Portugal Ventures: Digital & Tecnologia, Indústria & Tecnologia, Tecnologias da Saúde e Turismo; bem como atuar nas seguintes áreas: Economia verde e eficiência energética; TIC e Smart mobility; Ciências da Vida e Biotecnologia; Outros projetos de impacto“, refere a Portugal Ventures, em comunicado.
O objetivo é permitir acesso a financiamento a capital de risco a “projetos empresariais para a criação de empresas em fase de arranque”, a projetos de “crescimento, expansão e internacionalização”, para desenvolvimento de novos produtos ou “promoção do investimento de empresas maduras em projetos de inovação e investigação, desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de I&D e o ensino superior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal Ventures investe 5,5 milhões de euros em startups de Leiria
{{ noCommentsLabel }}