Matosinhos recebe a Ocean Race em agosto e The Ocean Race Summit em 2026
Matosinhos vai ser palco da prova de vela The Ocean Race Europe, a 20 de agosto, e da conferência The Ocean Race Summit em 2026.
Por estes dias, a cidade de Matosinhos anda nas bocas do mundo com a conquista de dois grandes eventos internacionais em torno do mar e da economia azul: a prova de vela The Ocean Race Europe, a 20 de agosto, que inclui também atividades em terra em prol da sustentabilidade e dos oceanos; e “The Ocean Race Summit em 2026 para debater políticas em torno do oceano”, segundo anunciou esta quarta-feira a autarca Luísa Salgueiro.
Apesar de ainda não ser possível calcular o impacto económico na região, a socialista Luísa Salgueiro está convicta de que “estas iniciativas de grande escala irão projetar Matosinhos a nível mundial”.
São esperados milhares de turistas em Matosinhos a 20 de agosto, quando algumas das principais embarcações do circuito internacional passarem ao largo da costa até à meta do Fly-By, antes de retomarem a etapa em direção a Gibraltar e ao Mar Mediterrâneo.
Além da componente desportiva, o evento terá iniciativas ligadas à sustentabilidade e à saúde dos oceanos, uma das bandeiras da organização. A cidade vai, assim, acolher um Fly-By da competição desportiva de olhos postos na sustentabilidade e na saúde dos oceanos, sob o tema “Conectar a Europa”.
Estas iniciativas de grande escala irão projetar Matosinhos a nível mundial.
Também o município de Matosinhos e a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) estão a delinear uma panóplia de atividades para os dias anteriores e posteriores à prova. Por enquanto, já têm 600 mil euros de financiamento garantido, segundo avançou ao ECO/Local Online Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, durante a apresentação dos eventos no Terminal de Cruzeiros de Leixões.
Para Luís Pedro Martins, ambas as iniciativas vêm “reforçar a posição nortenha no mapa dos grandes eventos internacionais” como “um destino de excelência atento às grandes causas globais“.

Igualmente presente na sessão, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, destacou a importância dos dois eventos: “Receber a The Ocean Race Europe e a The Ocean Race Summit é um marco muito importante para nós em Portugal, pois certifica e invoca a nossa tradição marítima”.
Já Luísa Salgueiro assinalou o facto de esta prova de vela internacional se realizar precisamente no ano em que Matosinhos é Capital Europeia do Desporto. A somar a isso, destacou, “The Ocean Race Europe insere-se no âmbito da estratégia de valorização do município e dos seus recursos, com aposta no mar, na economia azul, pesca, investigação e sustentabilidade”.
Receber a The Ocean Race Europe e a The Ocean Race Summit é um marco muito importante para nós em Portugal, pois certifica e invoca a nossa tradição marítima.
Para Richard Brisius, presidente da The Ocean Race, “poucas competições conseguem ligar a Europa de forma tão completa como a The Ocean Race Europe”.
A The Ocean Race Europe 2025 arranca a 10 de agosto em Kiel, Alemanha, passando por Portsmouth (Reino Unido), Matosinhos, Cartagena (Espanha), Nice (França) e Génova (Itália), antes de terminar na Baía de Boka, Montenegro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Matosinhos recebe a Ocean Race em agosto e The Ocean Race Summit em 2026
{{ noCommentsLabel }}