Matosinhos recebe a Ocean Race em agosto e The Ocean Race Summit em 2026

Matosinhos vai ser palco da prova de vela The Ocean Race Europe, a 20 de agosto, e da conferência The Ocean Race Summit em 2026.

Por estes dias, a cidade de Matosinhos anda nas bocas do mundo com a conquista de dois grandes eventos internacionais em torno do mar e da economia azul: a prova de vela The Ocean Race Europe, a 20 de agosto, que inclui também atividades em terra em prol da sustentabilidade e dos oceanos; e “The Ocean Race Summit em 2026 para debater políticas em torno do oceano”, segundo anunciou esta quarta-feira a autarca Luísa Salgueiro.

Apesar de ainda não ser possível calcular o impacto económico na região, a socialista Luísa Salgueiro está convicta de que “estas iniciativas de grande escala irão projetar Matosinhos a nível mundial”.

São esperados milhares de turistas em Matosinhos a 20 de agosto, quando algumas das principais embarcações do circuito internacional passarem ao largo da costa até à meta do Fly-By, antes de retomarem a etapa em direção a Gibraltar e ao Mar Mediterrâneo.

Além da componente desportiva, o evento terá iniciativas ligadas à sustentabilidade e à saúde dos oceanos, uma das bandeiras da organização. A cidade vai, assim, acolher um Fly-By da competição desportiva de olhos postos na sustentabilidade e na saúde dos oceanos, sob o tema “Conectar a Europa”.

Estas iniciativas de grande escala irão projetar Matosinhos a nível mundial.

Luísa Salgueiro

Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Também o município de Matosinhos e a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) estão a delinear uma panóplia de atividades para os dias anteriores e posteriores à prova. Por enquanto, já têm 600 mil euros de financiamento garantido, segundo avançou ao ECO/Local Online Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, durante a apresentação dos eventos no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Para Luís Pedro Martins, ambas as iniciativas vêm “reforçar a posição nortenha no mapa dos grandes eventos internacionais” como “um destino de excelência atento às grandes causas globais“.

Apresentação do The Ocean Race Europe, em Matosinhos23 abril, 2025

Igualmente presente na sessão, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, destacou a importância dos dois eventos: “Receber a The Ocean Race Europe e a The Ocean Race Summit é um marco muito importante para nós em Portugal, pois certifica e invoca a nossa tradição marítima”.

Já Luísa Salgueiro assinalou o facto de esta prova de vela internacional se realizar precisamente no ano em que Matosinhos é Capital Europeia do Desporto. A somar a isso, destacou, “The Ocean Race Europe insere-se no âmbito da estratégia de valorização do município e dos seus recursos, com aposta no mar, na economia azul, pesca, investigação e sustentabilidade”.

Receber a The Ocean Race Europe e a The Ocean Race Summit é um marco muito importante para nós em Portugal, pois certifica e invoca a nossa tradição marítima.

Pedro Machado

Secretário de Estado do Turismo

Para Richard Brisius, presidente da The Ocean Race, “poucas competições conseguem ligar a Europa de forma tão completa como a The Ocean Race Europe”.

A The Ocean Race Europe 2025 arranca a 10 de agosto em Kiel, Alemanha, passando por Portsmouth (Reino Unido), Matosinhos, Cartagena (Espanha), Nice (França) e Génova (Itália), antes de terminar na Baía de Boka, Montenegro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Matosinhos recebe a Ocean Race em agosto e The Ocean Race Summit em 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião