IESBA traz mais de 300 líderes a Lisboa na primeira conferência global

A entidade liderada por Gabriela Figueiredo Dias realiza a 15 de setembro a sua primeira conferência global. O combate ao crime financeiro, tecnologia e regulação são alguns dos temas em foco.

Lisboa foi a cidade escolhida para a primeira conferência global organizada pelo International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA), entidade com sede em Nova Iorque responsável por preparar e emitir standards éticos e de independência para auditores e contabilistas certificados que exerçam funções nas empresas, designadamente no setor financeiro.

“Num momento marcado por incerteza política internacional, volatilidade nos mercados e economias, e um debate regulatório cada vez mais intenso, este encontro assume uma relevância acrescida. Será um grande debate sobre as melhores formas de proteger o interesse público”, diz ao EContas Gabriela Figueiredo Dias, presidente do IESBA desde 2021. O seu mandato foi renovado no final do ano passado até 2026.

Entre os temas em destaque neste evento, que se realiza a 15 de setembro no ISEG sob o mote “Ética e Independência na Auditoria: Pilares de Resiliência e Competitividade em
Tempos de Incerteza”, está o combate ao crime financeiro, as transformações tecnológicas e a inteligência artificial, mas também os desenvolvimentos regulatórios a nível mundial e a aposta dos private equity nas áreas da auditoria e contabilidade.

“Em conjunto, debatemos como construir sistemas de divulgação e de garantia de informação que sejam credíveis, úteis e relevantes para todos — dos cidadãos aos decisores de políticas públicas, das firmas de auditoria e contabilidade aos seus clientes, e aos investidores”, afirma a ex-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários sobre a conferência que já soma com mais de 300 participantes inscritos, incluindo mais de 100 participantes presenciais oriundos de 28 jurisdições e seis continentes.

Este encontro conta com a presença de altos responsáveis do sistema financeiro e setor da auditoria e da contabilidade. É o caso de Maria Luís Albuquerque, comissária europeia para os Serviços Financeiros e para a União da Poupança e dos Investimentos, Jean-Paul Servais, presidente da International Organization of Securities Commissions (IOSCO), mas também de Joaquim Miranda Sarmento, ministro de Estado e das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IESBA traz mais de 300 líderes a Lisboa na primeira conferência global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião