Futuros Engenheiros da FEUP “aceleram” com primeira moto elétrica de competição

Depois de um veículo elétrico de condução autónoma e de um barco solar, futuros engenheiros da FEUP dão provas de inovação com um motociclo elétrico de competição.

Chama-se MotoStudent FEUP e é o protótipo de uma moto elétrica para competição criado por um grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A novidade é apresentada esta quinta-feira na universidade da Invicta e vai a provas numa competição internacional que acontece em outubro, em Espanha.

Ao todo, estão envolvidos neste projeto 42 estudantes das licenciaturas e mestrados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial.

Os alunos da FEUP Academic Solar Team (FAST) já antes deram provas de inovação e engenho com as criações de um veículo elétrico de condução autónoma da Formula Student e de um barco solar. Agora, é a vez de mostrarem novamente talento com a apresentação da MotoStudent FEUP (MS FEUP), que acontece esta quinta-feira na universidade portuense.

Para levar a bom porto este projeto, os alunos tiveram de desenvolver uma bateria de alta tensão para competição, constituída por mais de 300 células cilíndricas de iões de lítio. “Este sistema oferece uma tensão máxima de 114 V e uma capacidade nominal de 5,7 kWh, constituindo a principal fonte de energia do protótipo”, detalha a FEUP num comunicado.

O trabalho dos futuros engenheiros não ficou por aqui. A universidade explica que “a equipa projetou e desenvolveu placas eletrónicas de diferentes níveis de complexidade, responsáveis por garantir a segurança, a fiabilidade e a integração perfeita com os restantes sistemas da mota”.

Equipa do Moto Student FEUP

Acresce ainda, nota a instituição de Ensino Superior, a criação de uma dashboard inovadora que fornece ao piloto todos os dados essenciais sobre o comportamento do protótipo em tempo real, permitindo que cada decisão em pista seja suportada pela melhor informação possível”.

Depois da apresentação, os estudantes preparam-se para competir a nível internacional na MotoStudent, que acontece entre 15 e 19 de outubro, em Aragão, e envolve mais de 80 equipas de universidades de todo o mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Futuros Engenheiros da FEUP “aceleram” com primeira moto elétrica de competição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião