Empresa da Maia eleita “líder” no relatório da consultora tecnológica mundial Gartner

Pela segunda vez, a empresa da Maia Critical Manufacturing é "líder" no relatório da consultora tecnológica mundial Gartner, numa corrida a par das maiores empresas do mundo.

A portuguesa Critical Manufacturing, com sede na Maia, foi eleita “Líder” pelos avaliadores do relatório anual da consultora mundial Gartner®, Inc., considerada a maior e mais reputada analista do segmento. A empresa da Maia, fundada, em 2009, pelos ex-quadros da falida Qimonda, passou à frente de empresas de todo o mundo e com maior dimensão. Fundada com um investimento inicial de três milhões de euros, a Critical Manufacturing teve o apoio da Critical Software. Atualmente pertence à ASM PT, uma multinacional sediada em Singapura e cotada na bolsa de Hong Kong.

Este é o segundo ano consecutivo em que na avaliação do “Gartner Magic Quadrant for MES”, a Critical Manufacturing obtém a mais alta distinção. Para o CEO da empresa, Francisco Almada Lobo, “este reconhecimento mundial da tecnologia portuguesa pode permitir à indústria perceber a importância de implementar “sistemas de gestão de produção” como o MES (ManufacturingExecutionSystems), como um fator essencial para a transformação digital”.

O MES é um programa informático que permite organizar, monitorizar e controlar processos industriais. Entre muitas outras empresas mundiais, esta solução tecnológica foi requisitada pela empresa estrangeira Jabil, em plena pandemia, para controlo de gestão da produção de testes rápidos de deteção à Covid-19 para os jogos olímpicos.

“Não podíamos ter um destaque mais importante do que este, feito por uma entidade com a reputação da Gartner, e que traduz o reconhecimento dado a esta solução de vanguarda pensada, desenhada e construída em Portugal“, prossegue o CEO, antes de acrescentar que “sendo a digitalização considerada unanimemente um imperativo para a indústria, os sistemas de gestão da produção, conhecidos por sistemas de MES , são elementos nucleares, fundamentais para este que é um verdadeiro processo transformacional”.

Segundo a Critical Manufacturing, o relatório da Gartner® “menciona que as soluções de MES são um alicerce fundamental nas estratégias de fabrico inteligentes e negócios digitais. Até 2025, 60% destas soluções serão desenvolvidas por fabricantes ou parceiros de implementação, usando uma arquitetura de tecnologia composta”.

A empresa da Maia exporta grande parte do software que desenvolve para mercados de alta tecnologia industrial, em países como os Estados Unidos e a China. Só este ano prevê faturar mais de 50 milhões de euros e manter um ritmo anual de crescimento na ordem dos 60%, alavancado pelos setores dos semicondutores e dispositivos médicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa da Maia eleita “líder” no relatório da consultora tecnológica mundial Gartner

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião