B6 Software Solution adota semana de quatro dias e meio

Com um horário de oito horas de 2.ª a 5.ª feira, os colaboradores da tecnológica têm agora a possibilidade de cumprirem apenas três horas de trabalho, que podem ser em regime remoto, na sexta-feira.

A B6 Software Solutions avançou para uma semana de quatro dias e meio de trabalho. Os primeiros quatro dias da semana laboral são de oito horas de trabalho, enquanto na sexta-feira o horário de trabalho tem apenas três horas. Em apenas alguns meses, a tecnológica sediada no norte do país e associada da Porto Tech Hub diz que já sentiu o impacto positivo da implementação desta medida na produtividade da equipa, bem como na evolução do próprio negócio.

“Durante a pandemia, começámos a trabalhar em regime remoto, mesmo antes de ser obrigatório, modelo ao qual nos adaptamos na perfeição e que revelou ter inúmeros benefícios para o bem-estar das nossas equipas, levando-nos a avaliar a possibilidade de irmos ainda mais longe e planearmos a nossa jornada de trabalho ideal. Na B6 nunca relacionamos horas de trabalho, nem localização no escritório, com produtividade. Pelo contrário, sempre nos identificamos com uma total liberdade dos nossos profissionais, acompanhada de semelhante responsabilidade, para que cada um possa cumprir com os seus objetivos da melhor maneira”, afirma Manuel Padilha, diretor de operações da B6 Software Solutions.

“Foi exatamente neste sentido que adotamos os quatro dias e meio de trabalho e o feedback tem sido muito positivo, refletindo-se num ganho de tempo para atividades familiares, desporto, ou simplesmente descanso, o que permitiu um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores”, acrescenta, citado em comunicado.

Com um horário de oito horas de segunda a quinta-feira, os colaboradores da empresa nacional que disponibiliza soluções tecnológicas de bilhética adaptadas têm agora a possibilidade de cumprirem apenas três horas de trabalho — que podem ser em regime remoto — na sexta-feira, ficando com a tarde livre.

“A decisão foi debatida e decidida por todos os profissionais da empresa e veio permitir que começassem a usufruir do seu fim de semana mais cedo”, detalha a empresa. E acrescenta: “A medida teve um impacto muito positivo ao nível do aumento do bem-estar e diminuição do cansaço por parte dos colaboradores, bem como no aumento de produtividade na generalidade da equipa.” Além disso, a redução do número de horas tem impactado positivamente a retenção de talento qualificado na empresa, tornando-se um ativo importante na estratégia de atratividade da organização.

Criada em 2017, a associada da Porto Tech Hub, entidade que promove e desenvolve o Porto como centro tecnológico global, leva já o seu software em cloud para bilhética a todo o Portugal Continental e ilhas. No seu portefólio já constam empresas como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Direção Geral do Património Cultural.

Feedzai e Doutor Finanças pioneiras na semana de 4 dias

Em Portugal, em agosto do ano passado, a Feedzai e o Doutor Finanças foram das primeiras empresas nacionais a testar a semana de trabalho mais curta. As experiências terminaram, mas a ideia é não deixar a medida cair por terra. “A ideia é voltarmos a repetir a medida, num mês com outras características. Implementámos a medida em agosto, um mês que, por defeito, é atípico. Há muitas pessoas de férias, o que faz com que os doutores que contactam diretamente com os clientes fiquem com a gestão dos seus clientes e com a gestão dos clientes dos colegas que estão de férias”, afirma Irene Vieira Rua, diretora de recursos humanos do Doutor Finanças.

Já a Feedzai, depois de um projeto-piloto que envolveu os seus mais de 500 trabalhadores em Portugal, Estados Unidos e espalhados por cidades como Londres, Sydney ou Hong Kong, obteve resultados foram “em linha com o esperado”. “O serviço aos clientes foi mantido, nada caiu por terra, todos os objetivos que pretendíamos atingir em agosto foram alcançados”, revelou Dalia Turner, VP of people da Feedzai, na altura à Pessoas.

O unicórnio nacional não vai, contudo, avançar com o alargamento deste modelo a todo o ano. “Não digo que não o possamos fazer algures no futuro, mas não é algo com que nos vamos comprometer neste momento”, adiantou a VP people da Feedzai. Aquilo com que, neste momento, a startup portuguesa está disposta a garantir é a repetição desta iniciativa em todos os meses de agosto: “É algo que temos intenção de fazer todos os agostos, portanto, vamos repetir este ano.”

Também no ano passado, a Happytown também começou um projeto-piloto, no início de setembro e com a duração de 12 meses, para testar a semana laboral reduzida. Tal como no Doutor Finanças e na Feedzai, o teste não implica cortes salariais ou redução de dias de férias. “A ideia da semana de quatro dias de trabalho é acrescentar, dar, e não fazer aquela coisa feia de dar com uma mão e retirar com a outra, porque isso então não significa dar nada ao colaborador, significa trocar”, refere Cristina Nogueira da Fonseca, founder e partner da Happytown.

Durante um ano, os 12 colaboradores da empresa, que atua na área da felicidade e bem-estar corporativo, vão ter a possibilidade de trabalhar 32 horas por semana (em vez das tradicionais 40 horas semanais), escolhendo o dia da semana em que preferem não trabalhar. “A maioria escolhe a sexta-feira, o que faz com que eu e o meu sócio tenhamos escolhido a quarta-feira, garantido assim que durante toda a semana a empresa funciona”, explica Cristina Nogueira da Fonseca. Estes dias podem, contudo, ser ajustados, ou seja, um colaborador pode escolher tirar uma terça-feira em determinada semana, desde que não haja nenhum cliente agendado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

B6 Software Solution adota semana de quatro dias e meio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião