Região Demarcada do Douro transforma 116 mil pipas de mosto em vinho do Porto

Região Demarcada do Douro vai transformar 116 mil pipas de mosto em vinho do Porto nesta vindima, mais 12 mil do que no último ano. O IVDP

“O comunicado de vindima para 2022 estabelece o benefício de 116 mil pipas (550 litros cada) de mosto para a produção de vinho do Porto” por decisão unânime, esta quinta-feira, do Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP, IP), que esteve reunido no Peso da Régua. Esta entidade aprovou, assim, um aumento de 12 mil pipas relativamente a 2021.

“Este é um sinal de confiança, que é dado pelo setor, e visa a sustentabilidade económica e social da região num ano de grande imprevisibilidade”, afirma o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas. O responsável considera ainda que “2021 foi um ano excecional; foram atingidos valores recorde”. Mais, destaca Gilberto Igrejas: “Os dados disponíveis do primeiro semestre deste ano mostram, igualmente, um bom comportamento, se levarmos em conta o contexto internacional”.

O IVDP explica, numa nota enviada às redações, que “o comunicado de vindima estipula a produção autorizada de vinho do Porto em cada vindima, o que vulgarmente é conhecido como benefício”. Mais, esclarece a entidade, “dos números apresentados, realce para o pagamento médio da pipa de vinho do Douro em 2020 e em 2021, que regista uma subida e é um dos grandes desígnios traçados pelo IVDP”.

Esta entidade tem o objetivo de “promover o controlo da qualidade e a quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo”, assim como a proteção e a defesa das denominações de origem Douro e Porto, e indicação geográfica Duriense.

De referir ainda que o Conselho Interprofissional do IVDP é um órgão de representação paritária da produção e do comércio, gerindo as denominações de origem e indicação geográfica da Região Demarcada do Douro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Região Demarcada do Douro transforma 116 mil pipas de mosto em vinho do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião