Cerveira quer combater êxodo rural e atrair pessoas altamente qualificadas

Câmara de Cerveira quer atrair e fixar mais pessoas altamente qualificadas. E aposta na cooperação transfronteiriça para a concretização do objetivo estratégico da coesão territorial.

O presidente da Câmara Municipal de Cerveira, Rui Teixeira, disse à secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, durante uma reunião, que “a fixação e atração de recursos humanos altamente qualificados para Vila Nova de Cerveira só podem ser feitas mediante a atração de investimento em áreas-chave”. Citou como exemplo os “laboratórios Colaborativos” (CoLabs) por forma a evitar o êxodo rural.

Estes espaços “CoLabs visam alavancar novos produtos ou atividades com impacto económico no município e na região, sobretudo como polo de atração e fixação de recursos humanos altamente qualificados em Vila Nova de Cerveira e no Alto Minho”, explica o socialista Rui Teixeira.

Em cima da mesa esteve ainda o desenvolvimento territorial de Vila Nova de Cerveira e da região do Alto Minho, além do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) que tem como objetivo a “valorização das comunidades portuguesas, promovendo o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais por via da diáspora”, lê-se na nota de imprensa enviado pela autarquia.

A questão da cooperação transfronteiriça, nomeadamente, no âmbito dos Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT), “que tem um importante papel na dinamização e cooperação no território de fronteira” foi outros dos assuntos em destaque, segundo ao edil. “A cooperação transfronteiriça é uma porta aberta para o desenvolvimento dos respetivos territórios de fronteira que são, não raras vezes, marginalizados e ficam longínquos dos principais centros de decisão, quer seja política, económica, social ou de qualquer outra índole”, sublinha Rui Teixeira. Defende, por isso, que “a cooperação é um elemento preponderante para a concretização do objetivo estratégico da coesão territorial.”

No decorrer da reunião, foram ainda debatidas outras matérias de relevo para o município, nomeadamente a coesão territorial e o combate ao despovoamento, promovendo medidas de incentivo às dinâmicas demográficas, requalificação/humanização das zonas industriais, requalificação do mercado municipal, entre outros projetos que visam o desenvolvimento e a valorização do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerveira quer combater êxodo rural e atrair pessoas altamente qualificadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião