Cerveira cria comunidade de energia renovável para 40 empresas

Num investimento de dez milhões de euros, autarquia de Vila Nova de Cerveira avança com comunidade de energia renovável para cumprir metas nas emissões, mas precisa da adesão dos empresários.

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai criar uma comunidade de energia renovável para servir 40 empresas do concelho. Desta forma, sublinha a autarquia liderada pelo socialista Rui Teixeira, quer contribuir para a “concretização do Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética local e das metas da União Europeia para a redução de emissões de CO2”.

O projeto foi apresentado na sexta-feira às empresas das zonas industriais do concelho. Em causa está a primeira comunidade de energia renovável no Alto Minho, que a EnergyCon, empresa de serviços energéticos controlada pelo Grupo Painhas, vai instalar em Vila Nova de Cerveira, no âmbito de um acordo estabelecido com a câmara local, num investimento na ordem dos dez milhões de euros.

O presidente da Câmara de Cerveira sublinha que “é urgente descarbonizar a indústria e garantir maior segurança energética ao tecido empresarial”. Rui Teixeira está convicto de que “só com empresas competitivas a todos os níveis e que consigam dar resposta à transição energética – o que se figura urgente -, é possível ser um município também competitivo no panorama nacional e internacional, e gerador de valor”.

É urgente descarbonizar a indústria e garantir maior segurança energética ao tecido empresarial.

Rui Teixeira

Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

Durante este encontro, que decorreu no Centro de Apoio às Empresas de Campos, em Vila Nova de Cerveira, os empresários ficaram a par das principais vantagens da instalação de uma comunidade de energia renovável na região, como acederem a energia de baixo custo e aumentarem a eficiência e eficácia. Em comunicado enviado às redações, a autarquia refere, contudo, que esta instalação “só avançará se as empresas efetivamente aderirem ao projeto”.

Em cima da mesa esteve ainda o debate das diferentes modalidades para as empresas se associarem ao projeto, além das principais preocupações em torno do tema da descentralização da produção de energia, da importância da descarbonização e da redução dos custos energéticos, informou a autarquia no mesmo comunicado.

Este encontro contou também com a presença do CEO da EnergyCon, Edgar Moreira, assim como da presidente do Grupo Painhas, Helena Painhas, que são as entidades parceiras do projeto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerveira cria comunidade de energia renovável para 40 empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião