Universidade de Aveiro lidera projeto europeu de 8,5 milhões de euros

A Universidade de Aveiro lidera projeto europeu de restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros na bacia do Ártico e Atlântico no valor de 8,5 milhões de euros.

A Universidade de Aveiro lidera, em articulação com a Administração do Porto de Aveiro (APA), um consórcio, que é constituído por 30 parceiros, que vai investir 8,5 milhões de euros num projeto de inovação para a restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros, e aumento da resiliência climática na bacia do Ártico e do Atlântico.

O projeto A-AAgora prevê a implementação de três “laboratórios vivos”, em Portugal, na Irlanda e Noruega com vista à “implementação de um plano de cooperação para a Ágora Atlântico-Ártica para aumentar a resiliência às alterações climáticas e mitigar os respetivos impactos nos ecossistemas e zonas costeiras”, lê-se num comunicado enviado às redações.

De acordo com Hugo Faria, da INOVA+, “o A-AAgora procura explorar ao máximo as sinergias entre as missões da Comissão Europeia, tendo por foco a restauração do ecossistema marinho e comunidades costeiras particularmente vulneráveis ​aos riscos de aumento do nível do mar”.

No âmbito da Missão Oceano do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, este projeto visa, adianta a mesma nota, “definir e implementar um plano para a Ágora Atlântico-Ártica que incorpore as soluções baseadas na natureza desenvolvidas através de demonstração e uma estrutura de gestão validada”.

O A-AAgora procura explorar ao máximo as sinergias entre as missões da Comissão Europeia, tendo por foco a restauração do ecossistema marinho e comunidades costeiras particularmente vulneráveis ​aos riscos de aumento do nível do mar.

Hugo Faria

INOVA+

Entre os 12 parceiros portugueses constam a consultora de inovação INOVA+, as universidades de Aveiro e Nova de Lisboa, assim como o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) ou a Administração do Porto de Aveiro (APA). Também participam mais 18 entidades europeias neste consórcio.

“Este projeto preconiza a ampliação dos resultados e boas práticas dos três demonstradores, a partir dos quais serão promovidas sinergias de intercâmbio entre investigadores, decisores políticos e a indústria”, lê-se no comunicado.

Segundo Hugo Faria, “esta aprovação permitirá a Portugal marcar, desde já, um posicionamento estratégico neste programa e futuras convocatórios no âmbito da missão na área dos Oceanos, mares e águas costeiras e interiores saudáveis”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade de Aveiro lidera projeto europeu de 8,5 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião