Centenária Livraria Lello do Porto “refresca” imagem visual para se adaptar à atualidade

Centenária Livraria Lello, no Porto, tem uma nova identidade visual mais contemporânea e ousada. Mas que respeita a história e memória deste espaço cultural que atrai milhares de turistas à cidade.

“Sentimos necessidade de, em termos gráficos, a logomarca ser ajustada aos nossos dias e apresentar-se mais contemporânea e ousada, mas respeitando, contudo, os elementos históricos e memória dos 116 anos da Livraria Lello”. É desta forma que Aurora Pedro Pinto, a administradora deste espaço cultural da cidade, que atrai milhares de turistas, descreve a nova nova identidade visual, com assinatura do premiado Studio Eduardo Aires, apresentada publicamente esta quinta-feira.

“A logomarca não estava muito adequada a esta nova realidade de uma livraria viva, cheia de cor e ativa“, resume a administradora da Livraria Lello, descrevendo a nova imagem: “Temos um elemento inspirado no painel do teto da livraria que tem escrito dignidade no trabalho. E mantemos o ferreiro mais atual que permite uma melhor apresentação gráfica“. A administradora acrescenta ainda que, nesta nova imagem visual, desaparece a rosácea que, quando aplicada nalgumas situações, “acaba por perder os muitos pormenores” que tem.

Trazemos muitos turistas a esta parte da cidade, criando um triângulo bem-vindo com a universidade e a Torre dos Clérigos.

Aurora Pedro Pinto

Administradora da Livraria Lello

A apresentação da nova imagem decorreu na Casa das Palavras, um novo edifício adquirido este ano pela administração para “desafogar o fluxo da Livraria Lello” e criar mais dinâmica com atividades culturais. Só estará aberta ao público, em data ainda a anunciar, depois de terminado o projeto de requalificação do edifício assinado pelo arquiteto Siza Vieira.

Para a administradora do espaço cultural, não resta qualquer dúvida de que a Livraria Lello acaba por ter um grande impacto económico na cidade. “Somos uma casa ativa e com impacto no país e no mundo, e temos grande reconhecimento fora de portas. Somos o ícone mais conhecido internacional”, sublinha Aurora Pedro Pinto, reiterando: “Trazemos muitos turistas a esta parte da cidade, criando um triângulo bem-vindo com a universidade e a Torre dos Clérigos“.

A livraria registou um aumento de 22% na afluência de visitantes, com incidência nos meses de abril, julho e agosto deste ano. Só nestas últimas semanas, registou a venda diária de 2.000 livros, avançou a administração. A procura é liderada pelos portugueses, a que se seguem os espanhóis, ingleses, alemães, polacos e americanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centenária Livraria Lello do Porto “refresca” imagem visual para se adaptar à atualidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião