Investimento de 18 milhões de euros em solar fotovoltaica no Algarve

  • ECO e Lusa
  • 9 Setembro 2022

Investimento de 18 milhões de euros permitiu a construção de uma central fotovoltaica em Paderne, Albufeira, que terá uma potencia instalada suficiente para abastecer “mais de 8.000 habitações.

“Portugal é um país com um elevado potencial de crescimento no que diz respeito à produção de energia solar. A Central Fotovoltaica de Paderne, [no Algarve], reflete este cenário e mostra a aposta da NextEnergy neste tipo de investimentos”, afirmou Filinto Martins, diretor da NextEnergy Capital, a propósito da inauguração deste espaço, envolvendo um investimento de 18 milhões de euros.

O parque solar montado pela NextEnergy Capital e pela Frequent Summer “é composto por 39.564 painéis, com uma potência instalada de 17,4 MWp” e ocupa “uma área de 28 hectares no concelho de Albufeira”.

A cerimónia contou com a presença do diretor da NextEnergy Capital Filinto Martins e do representante da Frequent Summer, Rogério da Ponte, assim como do presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, tendo os promotores destacado a “capacidade de produção anual de 29,6 GWh de energia elétrica”, que irá “permitir abastecer mais de oito mil habitações”.

Segundo os promotores, o projeto conta ainda com uma componente ambiental ao “evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano”. A mesma fonte acrescentou que, com este investimento de 18 milhões de euros, “a empresa não só reforça a sua presença global, através da concretização de mais este projeto em Portugal, como contribui para o desenvolvimento económico e sustentável da região do Algarve”.

O social-democrata José Carlos Rolo, considerou, por seu lado, que o concelho já tinha “falta de um investimento desta natureza” e destacou a importância do parque solar para “dar cobertura a oito mil fogos” de habitação.

O autarca sublinhou que a energia solar “não polui, é renovável, limpa e silenciosa”, além de permitir trazer para o concelho “um bem maior” em termos ambientais, quando a sociedade se confronta “com diversas áreas de combate, como a crise económica e as alterações climáticas, cujas repercussões vão da alimentação às dinâmicas sociais”.

Rogério da Ponte, representante da Frequent Summer, referiu, por sua vez, que “devido à elevada exposição solar, o Algarve apresenta condições meteorológicas únicas para o estabelecimento de uma central fotovoltaica, para além de ser uma região que já tem conhecimento, capacidade instalada e recursos humanos preparados para desafios e investimentos como este”.

A mesma fonte salientou que, “por todas essas razões, a estratégia da Frequent Summer vai passar não só por esta central, mas também por outros projetos ainda em desenvolvimento”

A NextEnergy Capital recordou que conta com “investimentos em mais de 350 centrais solares, com potência de cerca de 2,5 GW” e destacou a experiência do grupo NextEnergy, “a que a empresa pertence”, no “desenvolvimento, construção e operação de projetos solares em diferentes países”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento de 18 milhões de euros em solar fotovoltaica no Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião