Criação de Campus Universitário da Figueira da Foz publicada em Diário da República

  • Lusa
  • 12 Setembro 2022

A Figueira da Foz vai ter em funcionamento o Campus Universitário, como centro dinamizador da ciência, investigação e inovação, sob alçada da Universidade de Coimbra.

“Determino a criação de um projeto especial, designado Campus Universitário da Figueira da Foz, na dependência direta do reitor, professor doutor Amílcar Falcão”, indica um despacho publicado, esta segunda-feira, em Diário da República. Este polo visa o desenvolvimento da região, sendo um centro dinamizador de ciência, investigação e inovação.

A criação do projeto especial Campus Universitário da Figueira da Foz contará com a parceria da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dará seguimento a um dos objetivos que a Universidade de Coimbra (UC) inscreveu no seu Plano Estratégico para o quadriénio 2019/2023. “O Plano Estratégico da Universidade de Coimbra para o quadriénio 2019/2023 estabeleceu como linha de orientação estratégica, enquadrada no eixo «Desafios Societais», a consolidação da presença no território, através do reforço de relações institucionais e redes colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável”.

O cumprimento desta linha estratégica tem por objetivo a presença física em autarquias, “cujo enquadramento geoestratégico se coaduna com as prioridades de desenvolvimento identificadas na Universidade de Coimbra”.

”A implementação desta presença implica a materialização de ofertas formativas que se complementem com a estratégica de posicionamento único nacional”, acrescentou a UC.

De acordo com o documento, para a criação do Campus Universitário da Figueira da Foz será necessário, em primeiro lugar, “concluir o procedimento tendente ao estabelecimento do protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, que permita definir as responsabilidades associadas a cada um dos intervenientes”. Numa fase posterior, “será imprescindível a infraestruturação do edificado, dotando-o das condições logísticas necessárias à prossecução das atividades da Universidade de Coimbra”, destacou.

O despacho publicado dá ainda conta de que o projeto especial é coordenado pela técnica superior da Universidade de Coimbra Paula João Machado do Canto e tem a duração de um ano, com início a 31 de agosto de 2022, “eventualmente renovável, em função do cumprimento dos objetivos que presidiram à sua criação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Criação de Campus Universitário da Figueira da Foz publicada em Diário da República

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião