Privados constroem residência universitária de 13 milhões junto ao Braga Parque

Câmara de Braga atribui incentivos fiscais a projeto com 204 quartos individuais “a preços acessíveis” perto da Universidade do Minho e a nova fábrica de metalomecânica que vai criar 90 empregos.

É um investimento de 13 milhões de euros, vai contar com 204 quartos individuais “a preços acessíveis” e vai estar pronta em setembro de 2023. Na Quinta da Armada, junto ao Braga Parque e ao polo de Gualtar da Universidade do Minho (UM), vai ser construída uma residência privada que prevê a criação de cerca de 30 postos de trabalho.

Este projeto, a cargo da empresa Proeza Poética e que vai opera com a marca Andy, que já tem outro projeto na Covilhã, foi avaliado pela agência municipal InvestBraga. Através do regulamento de concessão de incentivos ao investimento do município, vai beneficiar de uma redução de 54,4% no IMI pelo período de três anos, tal como uma redução de igual percentagem nas taxas e licenças municipais.

De acordo com a autarquia liderada por Ricardo Rio, eleito pelo PSD, esta residência inclui um centro de estudo aberto a visitantes. Os promotores prometem ainda “recrutar entre os licenciados da UM, criar parcerias com empresas locais no âmbito do desenvolvimento da sua atividade e promover a articulação com os vários núcleos académicos para eventos, apresentação de trabalhos, programas de tutoria e de acompanhamento ao estudo”.

Futura residência universitária na Quinta da Armada, em Braga

Destinada a alunos da UM, da Universidade Católica e do polo do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, esta residência junta-se a outros dois projetos na mesma área que vão reforçar a oferta na cidade com 800 camas. Perto de 600 no empreendimento que vai ocupar a antiga fábrica Confiança, que a autarquia cedeu à UM, que o candidatou ao PRR; e outras 170 camas num projeto da antiga Britalar, em Santa Tecla, que já recebeu do município o estatuto de PIP (Projeto de Interesse Público).

Nova fábrica vai criar 90 empregos

Na próxima reunião de Executivo municipal, a realizar na segunda-feira, no Centro de Juventude de Braga, vai ser ainda aprovada a concessão de incentivos à Promecel – Indústria de Componentes Mecânicos e Elétricos, que se propõe investir cerca de 2,5 milhões de euros na construção de uma nova unidade fabril no setor da metalomecânica de precisão.

Localizada no Parque Industrial de Adaúfe, esta nova fábrica vai assegurar 90 novos empregos, com o município minhoto a atribuir uma redução de 60% no IMI pelo período de três anos, e de 60% nas taxas e licenças municipais, incluindo a taxa municipal de urbanização.

O regulamento de concessão de incentivos ao investimento abrange todos os projetos de investimento de iniciativa privada que visem a sua instalação, relocalização ou ampliação no concelho. O programa visa “incentivar o investimento empresarial, nomeadamente todo o investimento que seja relevante para o desenvolvimento sustentado, assim como para a manutenção e criação de postos de trabalho, assentes na qualificação, na inovação e na tecnologia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Privados constroem residência universitária de 13 milhões junto ao Braga Parque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião