Santana Lopes considera “bom augúrio” consignação das dragagens na Figueira da Foz

  • Lusa
  • 24 Outubro 2022

Presidente da Câmara da Figueira da Foz considera um "bom augúrio" a consignação das dragagens na localidade. Afirma serem cruciais para os desafios que se colocam ao porto marítimo da cidade.

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, afirmou, esta segunda-feira, que os desafios que se colocam ao porto marítimo da cidade não eram possíveis sem as dragagens na barra, que foram consignadas esta manhã. “Os desafios são vários e muitos grandes – na área comercial, piscatória, recreio e lazer –, mas nada é possível sem as dragagens”, sublinhou Santana Lopes, na sede do Porto da Figueira da Foz.

Considerando a consignação das dragagens “um bom augúrio” para o futuro, o autarca desejou à nova administração, empossada em setembro, “que este mandato seja o dos portos da Figueira da Foz e Aveiro e não só o de Aveiro”, numa crítica implícita ao que sucedeu anteriormente.

Santana Lopes lembrou que, no passado, importantes linhas de produção que procuraram o concelho para se instalarem foram desviadas para outras cidades, nomeadamente para Setúbal, “porque não podiam esperar mais pelas soluções para o porto”.

O presidente da autarquia figueirense falava no encerramento da cerimónia de consignação da empreitada de dragagem de manutenção de fundos do porto da cidade, consignadas a uma empresa dinamarquesa por cerca de 4,5 milhões de euros.

Durante os próximos três anos, a empreitada prevê a dragagem de 1.450.000 metros cúbicos de sedimentos e respetiva imersão em frente à praia da Cova-Gala, na margem esquerda do rio Mondego.

O presidente do Conselho de Administração, Eduardo Feio, frisou que se trata de uma “intervenção importante”, que vai criar “condições para ter um melhor serviço no porto da Figueira da Foz”. O administrador referiu ainda que a “segurança é uma preocupação central do Conselho de Administração”, já que o assoreamento da barra provoca problemas de segurança às embarcações.

Para Paulo Mariano, da direção da Comunidade Portuária da Figueira da Foz, a empreitada é um “ato importante para a vida portuária de toda a região centro”, já que o porto também já tem clientes de Castelo Branco. “A contenção de areias não era mais possível, saturou”, afirmou o dirigente, salientando que os inertes estavam a invadir o canal de navegação e era “precisa esta solução”.

Após a consignação, os trabalhos de dragagem devem iniciar-se no prazo máximo de 21 dias, a não ser que as condições marítimas não o permitam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santana Lopes considera “bom augúrio” consignação das dragagens na Figueira da Foz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião