Rui Moreira defende apoios para a STCP face ao aumento de custos com gás natural

  • Lusa
  • 7 Novembro 2022

Rui Moreira apela a apoios do Governo para a STCP para fazer face ao aumento de custos com gás natural. Alerta que, a continuar assim, a operadora de transportes "terá uma dificuldade enorme".

O presidente da Câmara Municipal do do Porto, Rui Moreira, defendeu, esta segunda-feira, apoios para as operadoras de transporte público que usam gás natural, adiantando que o aumento dos custos obrigou ao reforço de verbas para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

“O aumento dos custos com gás natural fez com que tenha sido convocada uma Assembleia Geral para que os acionistas [da STCP] possam contribuir com um reforço de verba“, adiantou o autarca independente Rui Moreira, na reunião do executivo.

Na sequência de uma proposta apresentada pela CDU, para que a operadora de transportes assegurasse os custos com a carta de condução e certificação dos motoristas, Rui Moreira deu conta de que o problema da STCP é hoje “de natureza diversa”, em particular porque “80% da sua frota é movida a gás natural“.

“Até agora, ainda não conhecemos a forma de indemnização aos operadores”, disse, lembrando que o Governo “definiu regras claras para as indústrias que fazem uma utilização intensiva de gás natural”. Dizendo não saber se essas medidas se vão aplicar aos operadores de transportes públicos, o edil afirmou que se a STCP voltar a ter custos com o gás natural como teve nos meses de agosto e setembro, “terá uma dificuldade enorme“.

Como solução para mitigar os aumentos com o gás natural, o autarca independente elencou o exemplo de outras operadoras que estão a “encostar os autocarros a gás e a alugar autocarros com motoristas” ou a optar pela “supressão ou redução de linhas”, medida que terá “consequências pesadas para a população“.

“Estamos em níveis próximos aos de 2019, principalmente nos trajetos mais longos, estamos com aumento de procura de 20%, o que nos leva a não poder olhar facilmente para a supressão de linhas”, observou, recusando que de momento se avance com um “aumento de custos na estrutura da STCP”.

A proposta da CDU, para que a operadora de transportes assegurasse os custos com a carta de condução e certificação dos motoristas, foi rejeitada com os votos contra dos vereadores do movimento independente de Rui Moreira e PSD, a abstenção do PS e os votos favoráveis do BE e da CDU.

Para o socialista Tiago Barbosa Ribeiro, a proposta da CDU, que propõe também a “manutenção” dos motoristas durante, pelo menos, cinco anos, poderá “promover desigualdade no seio dos trabalhadores” da STCP, defendendo que algumas das sugestões propostas resultam “do diálogo social dentro da empresa”.

Já o vereador Alberto Machado, do PSD, recusou aprovar o documento por considerar “juridicamente difícil” que seja assumido o compromisso de manutenção dos trabalhadores por cinco anos.

Em resposta às considerações feitas pelo PS e PSD, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, defendeu que a proposta “já foi prática da empresa” e que, entretanto, “deixou de ser”.

Já quanto à reivindicação de uma indemnização do Governo para fazer face ao aumento dos custos com o gás natural, Ilda Figueiredo disse acompanhar a preocupação do presidente da Câmara do Porto.

O executivo da Câmara do Porto aprovou também, por unanimidade, a transferência de cerca de 815 mil euros para o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART). Uma verba acordada em reunião do Conselho Metropolitano do Porto e que corresponde a 20,83% da comparticipação total dos municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP).

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