Resíduos têxteis de empresas de Vouzela vão ganhar nova vida

  • Lusa
  • 10 Novembro 2022

Resíduos têxteis de empresas de Vouzela vão ganhar nova vida com o projeto de economia circular "by.Vouzela". Serão criados produtos de ecodesign na linha da sustentabilidade.

Resíduos têxteis de duas empresas de Vouzela vão ganhar nova vida, no âmbito de um projeto de economia circular, através do qual a Câmara Municipal local quer criar produtos de ecodesign e proporcionar uma receita extra aos munícipes. O projeto conta com uma verba de 15 mil euros, resultante dos Prémios Caixa Social 2022.

“No setor têxtil, as empresas têm muitos sobrantes, material que, se não fosse reutilizado no âmbito desta iniciativa, teria de ser levado para um aterro ou para incinerar”, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira.

O autarca daquele concelho do distrito de Viseu disse que, de imediato, começará a formação que permitirá colocar a funcionar uma oficina de costura na comunidade, provisoriamente na Associação Cultural e Recreativa de Cambra (futuramente passará para a antiga escola primária de Cambra, que vai entrar em obras).

Intitulado “by.Vouzela”, este projeto – que foi esta quinta-feira apresentado publicamente – envolve a autarquia, a associação de promoção Vouzelar, a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons, a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

Rui Ladeira explicou que a ideia é “dar uma nova vida aos resíduos que não são utilizados por estas duas indústrias” que estão instaladas no concelho. “Com isto, queremos fazer um modelo social colaborativo, com matéria-prima e talento local”, criando um negócio com a marca “by.Vouzela”, acrescentou.

Segundo o autarca, este é um projeto “que encaixa na estratégia da sustentabilidade” em que o município está focado. “Mais importante do que dizer que queremos alinhar nesta estratégia, é ter projetos que venham a cumprir esse desígnio: a reciclagem, o uso e a transformação”, frisou.

Rui Ladeira referiu que qualquer pessoa poderá trabalhar na oficina, desde que integre “um plano de formação, de regras e de boas práticas” e que assuma compromissos, porque o projeto tem associada a marca “by.Vouzela”. As peças finais, criadas com o apoio de designers, serão depois colocadas à venda, gerando “um complemento financeiro para quem integre este projeto”.

De acordo com o autarca, o objetivo é o de, “com este processo de valorização do produto, criar economia local, colaborativa e social para quem precisa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resíduos têxteis de empresas de Vouzela vão ganhar nova vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião