Já é oficial: Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto em 2023

Viana do Castelo foi oficializada, em Bruxelas, com o título Cidade Europeia do Desporto 2023, atraindo a atenção mundial para a localidade com impacto económico.

Depois de Viana do Castelo ter conquistado, a 9 de fevereiro deste ano, o título de Cidade Europeia do Desporto em 2023, o presidente desta localidade minhota, Luís Nobre, recebeu, em Bruxelas, a bandeira oficial deste reconhecimento internacional que lança a localidade minhota para o estrelato.

A bandeira foi entregue pelo presidente da ACES Europa – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, Gian Francesco Lupattelli, e pelo presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, durante a gala de prémios anual da ACES EUROPE — entidade que atribuiu a Viana do Castelo o galardão de Cidade Europeia do Desporto em 2023 –, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Segundo a autarquia, o evento “marca o início de um ano pleno de atividades desportivas em Viana do Castelo“. Durante a gala, que contou com a presença de 360 cidades de todo o mundo, participaram o líder da autarquia de Viana do Castelo e o vereador do Desporto, Ricardo Rego.

Quando, em fevereiro, a cidade ganhou o título, o presidente da ACES Europa confirmou a distinção, assumindo que “Viana do Castelo tem a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes”.

Gian Francesco Lupattelli afirmou, na altura, que “esta é uma cidade assumidamente de desporto, que ama o desporto”. Para a conquista deste reconhecimento em muito contribuíram, avança a autarquia em comunicado, “a grande capacidade organizativa do concelho, a força da massa associativa e do voluntariado“, além da qualidade das infraestruturas desportivas.

“A alocação desses reconhecimentos é feita de acordo com os princípios que determinam que o desporto é um fator de agregação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, bem-estar psicofísico e integração completa na comunidade envolvente”, resume o município nortenho.

Atualmente, o concelho de Viana do Castelo tem 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem 50 modalidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já é oficial: Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião