Porto investe mais de cinco milhões em reabilitação do Batalha Centro de Cinema

A câmara do Porto devolve, a partir desta sexta-feira, o icónico Batalha Centro de Cinema depois de obras de reabilitação que custaram mais de cinco milhões de euros.

Com um investimento superior a cinco milhões de euros em obras de reabilitação, o Batalha Centro de Cinema é devolvido, a partir desta sexta-feira, à cidade do Porto. A emblemática sala de cinema portuense é inaugurada pelo presidente da autarquia da Invicta, Rui Moreira, e pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, acompanhados pelo diretor artístico do Batalha, Guilherme Blanc, e pelos arquitetos do projeto, Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.

“Com o projeto da autoria do Atelier 15 Arquitectura, a reabilitação do Batalha Centro de Cinema teve como principal requisito respeitar a sua identidade, tirando partido do seu elevado valor patrimonial”, descreve o município em comunicado. Este icónico espaço da cidade foi inaugurado em 1947.

A intervenção no edifício, que esteve a cargo da Empresa Municipal GO Porto, representou um investimento municipal superior a cinco milhões de euros. A obra contemplou “trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies (pavimentos, paredes e tetos), das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes”, resume a autarquia.

O icónico Centro de Cinema passa a ter novos espaços, desde a Biblioteca e Filmoteca, passando pela “sala-filme”, a Livraria até à cafetaria/bar. “A descoberta dos frescos de Júlio Pomar — que aconteceu no decorrer da empreitada e permitiu recuperar para a cidade um património da década de 1940 que havia sido censurado pelo Estado Novo — é outro dos destaques da empreitada de renovação”, conclui o município.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto investe mais de cinco milhões em reabilitação do Batalha Centro de Cinema

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião