Ministério do Ambiente prepara reunião com Rui Moreira por causa do Metro do Porto

Ministério do Ambiente pretende reunir-se com presidente da câmara do Porto por causa do impacto das obras de expansão da rede do Metro do Porto.

O Ministério do Ambiente prepara-se para marcar uma reunião com o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira. Em causa está o impacto na cidade da construção da linha Rosa do Metro do Porto e a ameaça do autarca de não serem autorizadas as obras de construção da linha Rubi e do metrobus na Avenida da Boavista.

A reunião deverá decorrer na semana entre 21 e 25 de novembro, já depois da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 27), segundo apurou o ECO. Ainda está em avaliação se a reunião vai contar com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, ou o secretário de Estado da Mobilidade, Jorge Delgado, antecessor de Tiago Braga na presidência do Metro do Porto. O ministério liderado por Duarte Cordeiro está envolvido neste tema porque tutela o Metro do Porto.

Em carta enviada na quinta-feira ao presidente do Metro do Porto, o presidente da câmara do Porto manifestou a sua preocupação com o “impacto profundamente negativo” da construção da nova linha Rosa da Metro do Porto, alegando que a obra apresenta “excessivos atrasos” em “praticamente todas as frentes”. Rui Moreira acusou a empresa de cancelar as reuniões do grupo de trabalho conjunto com o município, STCP Serviços, empreiteiro e entidade fiscalizadora.

A linha Rosa deverá ficar pronta até dezembro de 2024. Conhecida como linha circular, vai ligar a estação de São Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, com a construção de novas estações em São Bento (II)/Praça da Liberdade, Hospital Santo António, Galiza e Casa da Música (II).

O autarca ameaçou mesmo não autorizar o lançamento da obra de construção da linha Rubi e do metrobus porque estas “não poderão ser concomitantes com as obras ainda em curso e cujo real cronograma não pode ser aferido”.

Um eventual atraso no lançamento das obras da linha Rubi pode ser comprometedor para a construção da segunda linha do Metro do Porto em Gaia: a empreitada, orçada em 299 milhões de euros, pertence ao Plano de Recuperação e Resiliência e tem de ficar pronta até ao final de 2025, sob pena de perder o financiamento comunitário.

A linha Rubi será uma nova linha do Metro do Porto entre Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia) e Casa da Música (Porto). Em Gaia, as estações previstas são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.

Na nova linha está prevista uma nova ponte sobre o rio Douro entre as zonas do Candal (Gaia) e do Campo Alegre (Porto). A necessidade da construção desta ponte já foi criticada por Rui Moreira: “Para que fique claro: não era ali que eu fazia a ponte. Não fazia a ponte com aquela altura. E até lhe digo mais: tenho dúvidas se a ponte é necessária”, referiu o autarca no final de setembro.

Antes do encontro entre Governo e câmara do Porto, está marcada para segunda-feira uma reunião restrita entre elementos da Assembleia Municipal do Porto e a administração do metro do Porto por causa da Linha Rubi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério do Ambiente prepara reunião com Rui Moreira por causa do Metro do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião