Ilhaplast de Vagos aumenta em 20% produção de embalagens para fármacos

  • Lusa
  • 31 Janeiro 2023

A fabricante de embalagens para a indústria farmacêutica vai aumentar em 20% a capacidade de produção, depois de concretizar um investimento que rondou 1,5 milhões de euros.

A Ilhaplast, fábrica de embalagens para indústria farmacêutica com sede em Vagos, vai aumentar em 20% a sua capacidade de produção, depois de concretizar um investimento que rondou os 1,5 milhões de euros, revelou esta terça-feira o CEO, Jorge Jesus.

Investimos cerca de 1,5 milhões de euros na ampliação das nossas instalações e em máquinas, o que nos permite aumentar a capacidade de produção em 20%. A primeira parte da ampliação ficou concluída no final de 2022 e contamos ter terminada a segunda fase até março, revelou o administrador.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Jesus explicou que a primeira parte do investimento permitiu que as instalações crescessem em 700 metros quadrados, estando previsto um aumento de mais 100 metros quadrados, “para uma nova sala limpa”, até março. “Com este investimento, a nossa capacidade de produção ronda as 300 mil unidades por dia“, acrescentou.

Fundada em janeiro de 2000, na Gafanha da Encarnação, no concelho vizinho de Ílhavo, a Ilhaplast acabou por implantar-se, oito anos depois, na Zona Industrial de Vagos, onde construiu instalações de raiz. “Fazemos embalamento primário para a indústria farmacêutica. Fabricamos frascos para medicamentos, de vários tamanhos, desde 10 mililitros até um litro. Podem ser frascos para colocar comprimidos, gotas para olhos ou embalagens para limpar lentes de contacto”, descreveu.

De acordo com Jorge Jesus, esta é uma das duas empresas nacionais que fabrica este tipo de embalagens (tanto para líquidos como para sólidos) para indústria farmacêutica. No entanto, “não foi fácil entrar para este setor”.

“No início da nossa atividade chegámos a ser subcontratados pela Mistolin, para produzir embalagens para os seus detergentes. Não foi fácil entrar no setor farmacêutico, por causa das várias certificações, mas cerca de três anos depois acabámos por conseguir e as embalagens para as gotas para bebé da Aero-OM foram as primeiras que fabricámos”, recordou.

Atualmente com 52 trabalhadores, a Ilhaplast faturou cerca de 5,7 milhões de euros em 2022, chegando aos sete milhões de euros, se se contabilizar a faturação da Visionpack, a empresa associada, a laborar no mesmo local, e que é responsável pela produção de porta lentes de contacto (100% para exportação).

Cerca de 94% da produção da Ilhaplast é para exportação, tendo a Espanha como principal destino, seguindo-se a França e a Inglaterra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ilhaplast de Vagos aumenta em 20% produção de embalagens para fármacos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião