Câmara de Gaia investe 2,2 milhões de euros na empreitada do nó de Santo Ovídio

Câmara de Gaia investe 2,2 milhões de euros em empreitada do nó de Santo Ovídio para prolongar o centro de Vila Nova de Gaia para sul e tornar o acesso à orla marítima mais fácil e rápido.

Com o propósito de prolongar o centro de Vila Nova de Gaia para sul e tornar o acesso à orla marítima mais fácil e rápido, a autarquia gaiense tem em curso a empreitada de reformulação do nó de Santo Ovídio que contempla a construção da nova rotunda norte, num investimento superior a 2,2 milhões de euros.

Esta empreitada vai dar início à futura avenida até ao mar e vem colmatar “dois dos maiores desafios, ao nível da mobilidade, do centro urbano de Gaia” com que o município se vê a braços. Entre eles está o constrangimento automóvel na atual rotunda de Santo Ovídio que pode aliviar com a construção da nova rotunda que vai possibilitar o acesso à Ponte da Arrábida.

Com esta obra, o município passa também a ter o primeiro troço da avenida até ao mar, com uma nova saída para Laborim de Baixo.

“Desde o início, a barreira formada pela A1 era um obstáculo à concretização deste plano que revolucionaria a mobilidade no concelho”, refere a autarquia liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, também presidente da Área Metropolitana do Porto. “Com mais de 50 anos, este nó mantém as suas características geométricas inalteradas desde que foi executado o primeiro troço da A1, associado à construção da Ponte da Arrábida”, lamenta o município.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia resolveu, por isso, aproveitar as intervenções que estão em curso nesta zona, nomeadamente a obras de prolongamento da linha amarela do Metro do Porto até Vila d’Este, para avançar com a obra de reformulação do nó de Santo Ovídio.

A empreitada contempla, assim, a remodelação da metade norte deste nó, além da substituição da ligação provisória entre a rotunda sul e a rua Laborim de Baixo, dando início à futura avenida até ao mar, que já tem um troço em execução na freguesia da Madalena.

Segundo a autarquia, esta obra também integra “o desvio de uma linha de água com o prolongamento de uma passagem hidráulica existente numa extensão aproximada de 75 metros”.

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