CIM de Leiria candidata metroBus de 2,5 milhões de euros ao PRR

Projeto da CIM da Região de Leiria, avaliado em 2,5 milhões de euros e submetido no Plano de Recuperação e Resiliência, prevê uma linha de metroBus a ligar Leiria, Marinha Grande, Pombal e Fátima.

De olhos postos na mobilidade sustentável, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) vai avançar com uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para implementar o metroBus de ligação entre as cidades de Leiria e Marinha Grande, num investimento de 2,5 milhões de euros. E alargar depois a ligação a Pombal e Fátima, no concelho de Ourém.

Este projeto-piloto de implementação de transporte coletivo sustentável — Leiria H2.Mobilis –, com recurso a autocarros movidos a hidrogénio verde, surge no âmbito da Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente da região. Dos objetivos da CIMRL faz parte o incremento do uso do transporte coletivo sustentável e, por consequência, a redução da pegada carbónica que advém da utilização individual de viatura.

Esta é, aliás, “uma região que regista um excessivo número de utilizadores de viatura própria para as deslocações entre casa e local de trabalho, acima de 80%, segundo a última publicação do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre «O que nos dizem os Censos sobre dinâmicas territoriais», com base nos resultados do Censos 2021″. Ainda de acordo com dados do INE, apenas 10% da população desta região utiliza o transporte coletivo e menos de 2% usa modos suaves de mobilidade (pedonal e ciclável).

Uma região que regista um excessivo número de utilizadores de viatura própria para as deslocações entre casa e trabalho, acima de 80%, segundo a última publicação do INE sobre “O que nos dizem os Censos sobre dinâmicas territoriais”, com base nos resultados do Censos 2021.

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

O projeto, que fará as ligações entre as cidades de Leiria, Pombal e Fátima, conta com a parceria dos municípios da CIMRL e será parcialmente financiado através de candidatura ao PRR – Apoio à produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis.

Esta iniciativa conta ainda com a parceria da empresa Leiriense PRF, Gás, Tecnologia e Construção, S.A., no desenvolvimento do projeto de instalação da “Unidade de produção, armazenagem, abastecimento, mistura e injeção de hidrogénio”. E que terá a cargo o abastecimento de autocarros e aproveitamento do excedente de H2 verde para injeção, e mistura na rede de gás natural.

A CIMRL elege, por isso, “a mobilidade sustentável como prioridade e a nova base do crescimento do setor dos transportes, sendo essencial a existência de sistemas de transportes interconectados”.

“A transição para uma mobilidade sustentável e inteligente na região de Leiria exige um
compromisso coletivo, com a participação de todos, e carece de melhores infraestruturas de
transportes coletivos públicos e redes de vias pedonais e ciclovias, bem como na construção de
Infraestruturas adequadas, tais como pontos de carregamento de acesso público para veículos elétricos e sistemas de mobilidade partilhada”, pode ler-se na Estratégia da região de Leiria.

Com uma população que ascende aos 290 mil habitantes, esta comunidade intermunicipal integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Segundo a CIMRL, nos pactos para o desenvolvimento geridos por esta comunidade foram aprovadas até 28 de fevereiro um total de 1.572 operações, com 382 milhões de euros de fundos europeus atribuídos. Esta área geográfica registou, assim “a melhor taxa de execução da Região Centro (74,3%)”.

No final do mês de fevereiro, a região também surge com “o maior valor per capita (1.219 euros)” no que concerne à distribuição das aprovações regionalizáveis por NUTS III.

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