Politécnico da Guarda apresenta robô bombeiro que deteta e apaga fogos

Instituto Politécnico da Guarda apresenta na conferência Proteger 2023, em Santa Maria da Feira, o protótipo de um robô bombeiro que deteta e apaga incêndios de forma autónoma.

O protótipo de um robô bombeiro que, de forma autónoma, é “capaz de entrar em locais desconhecidos com risco de explosão ou gases tóxicos” e apagar fogos “sem colocar em perigo os bombeiros”. É esta a grande novidade que o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai levar de 19 a 22 de abril à 8.ª Conferência de Segurança Proteger 2023, em Santa Maria da Feira.

Segundo o IPG, países como os EUA e Japão já utilizam robôs bombeiros telecomandados, mas o instituto tem trabalhado no sentido de criar um modelo que deteta e apaga incêndios de forma totalmente autónoma.

O modelo vai estar em exposição e fazer demonstrações, num ambiente simulado, no Espaço Inovação da Proteger 2023, que decorre numa iniciativa da Associação Portuguesa de Segurança (APSEI).

Além do robô bombeiro, a 8ª Conferência de Segurança que, pela primeira vez, decorre no Norte do país, vai ter em exposição muitos outras tecnologias e equipamentos inovadores na área da segurança ao nível dos incêndios, da videovigilância, transporte de mercadorias ou da intrusão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Politécnico da Guarda apresenta robô bombeiro que deteta e apaga fogos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião