Empresários do Douro ganham tecnologia para monitorizar pragas nas vinhas

Aplicação móvel deve chegar ao mercado em 2024 e representou um investimento de 400 mil euros, financiado por fundos europeus. Versão preliminar testada de forma gratuita por viticultores durienses.

As pragas nas vinhas são uma das maiores ameaças ao setor vitivinícola da Região Demarcada do Douro (RDD). E para ajudar a lidar com este problema, o centro de investigação Fraunhofer Portugal desenvolveu uma solução tecnológica que recorre à Inteligência Artificial (IA) para monitorizar as pragas.

O sistema “EyesOnTraps”deteta automaticamente “insetos-chave”, regista temperatura junto das armadilhas e fornece recomendações para combater as ameaças identificadas, através de uma aplicação móvel (app), segundo a informação partilhada com o ECO/Local Online.

Uma versão preliminar da solução está a ser disponibilizada de forma gratuita aos viticultores da Região Demarcada do Douro com o objetivo de se familiarizarem e testarem a tecnologia. Está previsto que a app chegue oficialmente ao mercado em 2024, através da parceira GeoDouro. O sistema desenvolvido permite a expansão para outros setores agrícolas.

A solução começou a ser desenhada em 2020, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a GeoDouro. O projeto “EyesOnTraps” representou um investimento superior a 400 mil euros, financiado por fundos europeus.

Ao longo de três anos, foram recolhidas e anotadas cerca de 9.000 imagens de insetos e aplicadas técnicas de visão computacional baseadas em IA, que permitiram automatizar o processo de deteção e contagem de pragas, tornando-o mais eficiente e rastreável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresários do Douro ganham tecnologia para monitorizar pragas nas vinhas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião