Portugal vai ser um dos principais beneficiários da política de coesão

A nível regional, os Açores são a região da Europa onde o impacto da política de coesão atingirá o nível mais elevado (7%). Em segundo lugar surge a região de Aegean, no Norte da Grécia.

Portugal deverá ser um dos principais beneficiários da política de coesão e em particular os Açores, revela um relatório publicado esta terça-feira sobre os resultados da programação da política de coesão em 2021-2027. O financiamento da política de coesão em 2021-2027 irá apoiar a criação de 1,3 milhões de postos de trabalho e aumentar o PIB da União Europeia 0,5%, em média, até ao final da década. Mas em Portugal é esperado um aumento de 3%, à semelhança da Bulgária e Roménia.

“O impacto será particularmente forte para os principais beneficiários da política de coesão. Até 2029, o PIB da Croácia deverá aumentar 4% e na Bulgária, Portugal e Roménia a expectativa é de um aumento de 3%”, lê-se no estudo.

A nível regional, o impacto da política atingirá o nível mais elevado de 7% na Região Autónoma dos Açores e de 6% na região no Norte da Grécia de Aegean”, acrescenta o mesmo documento que, no entanto, sublinha que a política de Coesão terá “um impacto positivo em tidas as regiões, incluindo as mais desenvolvidas, que beneficiarão dos fortes efeitos spill-over positivos gerados pelos programas implementados nas outras regiões e dos seus próprios programas de coesão”.

A política de coesão desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento e redução das disparidades regionais. E estudo quantifica o efeito: a política vai ajudar as regiões menos desenvolvidas a colmatar o hiato face às mais desenvolvidas em cerca de 3,6%, enquanto promove o crescimento agregado da UE como um todo em todas as regiões.

Para ajudar a Europa a ser mais competitiva e inteligente, mais verde, hipocarbónica, rumo a uma economia com zero emissões líquidas de carbono, e resiliente; mais conectada, através do reforço da mobilidade; mais social e inclusiva e mais próxima dos cidadãos a política de coesão vai “libertar um volume total de investimentos no valor de 545 mil milhões de euros até 2027, dos quais 378 mil milhões serão financiados pela UE”. Segundo o relatório, “continua a ser a o principal instrumento de investimento de longo prazo na União Europeia.

Em Portugal, o quadro comunitário que agora em vigor tem 22,6 mil milhões de euros para levar a cabo a política de Coesão.

A Comissão recorda que, agora que os 379 programas de coesão ara 2021-2027 já estão aprovados, é tempo de criar canais estáveis para garantir a implementação tranquila da política de coesão no terreno. “A eficácia destes investimentos”, como acesso aos cuidados de saúde, água limpa, educação, transportes, etc,, “apenas poderá ser maximizada se forem implementados em linha com os princípios da democracia e cumprimento da lei e parceria”, conclui o documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai ser um dos principais beneficiários da política de coesão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião