Organização interna do IAPMEI ajustada para responder ao PRR

Para tornar a estrutura mais flexível foram criados oito novos departamentos e extintos outros oito. Desaparece divisão regional. Foram recrutados dirigente do próprio IAPMEI em lógica de substituição

A organização interna do IAPMEI foi ajustada para poder responder às exigências criadas pela execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Para tornar a estrutura mais flexível foram criados oito novos departamentos e extintos outros oito.

“Pretende-se criar uma estrutura orgânica flexível que permita ao IAPMEI organizar-se de forma a dar resposta eficaz às necessidades das empresas e da envolvente empresarial, numa realidade económica em constante mutação”, lê-se na deliberação publicada esta terça-feira em Diário da República.

O documento explica que o PRR “veio trazer novas e acrescidas competências ao IAPMEI” e que a estrutura deste instituto teve de ser ajustada de modo a responder aos desafios colocados pela bazuca europeia, mas também “assegurar, ao mesmo tempo, o encerramento do PT2020 e a preparação do PT2030”, acrescenta a deliberação assinada pelo presidente do instituto Luís Guerreiro, com a data de 20 de março.

Os oito novos departamentos são os seguintes:

  • Departamento de Indústrias das Tecnologias Transversais e suas Aplicações (DpTT)
  • Departamento de Indústrias das Tecnologias de Produção (DpTP)
  • Departamento de Indústrias da Mobilidade, Logística e Espaço (DpML)
  • Departamento de Indústrias de Recursos Naturais, Ambiente e Materiais (DpRA)
  • Departamento de Indústrias da Saúde e Indústrias Criativas (DpSC)
  • Departamento de Acompanhamento Técnico e Financeiro das Agendas (DpAA)
  • Departamento Área Cliente Empresa das Indústrias de Base Criativa (ACE-C)
  • Departamento Área Cliente Empresa das Indústrias de Base Tecnológica (ACE-T)

A opção foi, assim, extinguir os departamentos existentes que tinham uma lógica mais regional, de modo a que o instituto funcione mais por áreas temáticas. Uma ideia defendida pelo secretário de Estado da Economia, que veio precisamente do IAPMEI, e que é agora posta em prática por Luís Guerreiro, que há três meses era adjunto do ministro da Economia.

  • Departamento de Acompanhamento de Investimento Contratual Relevante (DpAC)
  • Departamento de Acompanhamento de Investimento em Inovação (DpIN)
  • Departamento de Acompanhamento em Competitividade (DpCO)
  • Departamento de Encerramentos Norte (DpEN)
  • Departamento de Encerramentos Sul (DPES)
  • Centro de Apoio Empresarial do Norte
  • Centro de Apoio Empresarial do Centro
  • Centro de Apoio Empresarial do Sul.

Além disso, para agilizar esta remodelação, o conselho diretivo do IAPMEI nomeou sete trabalhadores do próprio instituto para chefiar estes departamentos. “Considerando a necessidade de, tão rapidamente quanto possível, designar os dirigentes daquelas novas unidades orgânicas [dirigentes intermédios de 2.º grau], de modo a assegurar o exercício das funções em causa, visando garantir a prossecução das atribuições cometidas ao Instituto”, o IAPMEI socorreu-se da possibilidade de os cargos dirigentes poderem ser exercidos em regime de substituição nos casos de vacatura de lugar.

Esta foi também a estratégia seguida para escolher a responsável da Direção de Planeamento e de Políticas de Empresa, cujo cargo estava vago. Ana Cristina Santos Branquinho, do mapa de pessoal do IAPMEI, foi o nome escolhido para este cargo de direção intermédia de 1.º grau, em regime de substituição para o cargo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Organização interna do IAPMEI ajustada para responder ao PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião