IAPMEI avisa mais de 230 mil empresas sobre risco financeiro
Estão a ser notificadas empresas com indicadores de fragilidade económica e financeira. Trata-se do mecanismo de alerta precoce, que quer ajudar as empresas a evitar o encerramento.
Estão a ser notificadas as empresas que cumprem critérios que poderão indicar alguma fragilidade económica e financeira. De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) indicou que já 236 mil empresas podem consultar o mecanismo de alerta precoce (MAP) sobre o exercício de 2021. Trata-se apenas de um alerta, que possibilita às empresas acompanhar a situação económica e financeira, recorrer a programas de apoio e evitar o encerramento.
O MAP disponibiliza indicadores económicos e financeiros que têm como referência os dados da informação empresarial simplificada (IES), anualmente preenchida pelas empresas e reportada à Autoridade Tributária e ao Banco de Portugal (BdP). Os dados são, então, compilados a partir da central de balanços do BdP e analisados pelo IAPMEI, chegando a uma conclusão acerca da situação financeira de cada sociedade.
Esperava-se que o MAP — aprovado em 2019 — entrasse em vigo no início de 2022, mas tem vindo a ser adiado até agora. De acordo com o email enviado pela Autoridade Tributária, o “IAPMEI mais não pretende do que disponibilizar informação que possa contribuir” para a reflexão da própria empresa “sobre a situação económica e financeira” em que se encontra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IAPMEI avisa mais de 230 mil empresas sobre risco financeiro
{{ noCommentsLabel }}