PPR do Estado perde 15%, mas ainda garante rentabilidade

  • ECO
  • 13 Março 2023

Comportamento da dívida pública e das ações levou a uma queda histórica na rentabilidade dos certificados e reforma do Estado.

O Plano Poupança Reforma (PPR) do Estado, nome dado aos certificados de reforma, registou uma quebra histórica na rentabilidade no ano passado. Foi um recuo de 15,28% face a 2021, que se deveu ao comportamento da dívida pública e das ações incluídas na carteira, de acordo com o Diário de Notícias (acesso pago).

Apesar desta quebra, este produto continua a garantir rentabilidade, sendo que quem se aposentou em 2022, tendo descontado para o Regime Público de Capitalização desde 2008, teve uma valorização da carteira de 25%. O valor unitário deste PPR do Estado subiu de um euro, no início, para 1,31772 euros no ano passado, segundo contas do jornal diário.

Mesmo assim, o valor atingido é o mais baixo dos últimos oito anos (desde 2014). Nessa altura, na fase final da troika, o montante do chamado PPR do Estado fixou-se em 1,30574 euros, a 31 de dezembro. Não obstante estes números, o número de subscritores terá aumentado em 30,49% para 13.148 no ano passado, mais 3072 aderentes face a 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PPR do Estado perde 15%, mas ainda garante rentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião