País enriqueceu entre 2018 e 2020, mas maior aumento de rendimento ocorreu em Odemira

Foi em Odemira que os habitantes tiveram um acréscimo de rendimento mais significativo em todo o país, entre 2018 e 2020. Mas todo o país enriqueceu.

Entre 2018 e 2020 a generalidade do país enriqueceu. Mas foi em Odemira que o aumento de rendimento foi maior nos habitantes. Em contrapartida, foi em Bragança que se registou a quebra maior, de acordo com as estatísticas do rendimento ao nível local do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 96% dos 297 municípios “com informação disponível, a deslocação em sentido ascendente na distribuição do rendimento entre 2018 e 2020 foi mais expressiva do que a mobilidade descendente”, refere o INE.

Com um crescimento de riqueza, a nível nacional, foi em Odemira que os habitantes tiveram um acréscimo de rendimento mais significativo em todo o país, durante aquele período de tempo. Ou seja, foi neste município que se verificou a maior proporção de sujeitos passivos (16,9%) que subiram dois ou mais decis na distribuição do rendimento bruto declarado deduzido do IRS. Por oposição, Bragança surge na cauda da lista com o valor mais baixo do país (8,5%).

Refira-se que “os decis correspondem aos valores de rendimento que dividem em dez partes iguais o conjunto ordenado de dados do rendimento, considerando a distribuição em cada município.”

Proporção de sujeitos passivos que subiram dois ou mais decis na distribuição do rendimento, NUTS III e município, 2018-2020

Fonte INE

Ainda assim, o retrato municipal aponta para a ocorrência de maiores níveis de mobilidade ascendente nas localidades situadas sobretudo na Região Autónoma dos Açores, no Algarve e no Alentejo. De acordo com o INE, já é nos municípios do norte do país que se regista uma menor expressão neste indicador.

Constata-se, contudo, maiores níveis de mobilidade em municípios em torno das áreas metropolitanas, como é o caso do Alentejo Litoral que foi a sub-região onde se verificou a maior amplitude entre municípios da proporção de sujeitos passivos que subiram dois ou mais decis na distribuição do rendimento. Por outro lado, a Região de Leiria apresenta a menor disparidade entre municípios.

Se analisarmos os municípios que, inversamente, mais desceram dois ou mais decis na distribuição do rendimento, entre 2018 e 2020, Albufeira surge no topo com o maior valor (16,9%) e, na ponta da lista está Montalegre (6,9%) com o valor mais baixo, de acordo com o INE.

“A sub-região da Beira Baixa apresenta a menor diferença entre municípios da proporção de sujeitos passivos que desceram dois ou mais decis na distribuição do rendimento: o menor valor registou-se em Oleiros (8,1%) e o maior em Penamacor (9,8%)”, avança o INE. Por oposição, o Algarve registou a maior disparidade, entre os municípios de Faro (11,3%) e Albufeira.

Proporção de sujeitos passivos que desceram dois ou mais decis na distribuição do rendimento, NUTS III e município, 2018-2020

Fonte INE

A partir das notas de liquidação do IRS, “esta análise retrata a mobilidade dos sujeitos passivos na distribuição do rendimento, privilegiando o nível do município”, resume o INE. “O destaque centra-se na análise longitudinal da evolução dos rendimentos no período 2018 e 2020, considerando as transições das pessoas entre decis de rendimento bruto declarado deduzido do IRS liquidado, num período marcado pelo início da crise pandémica Covid-19, em março de 2020″, completa.

No período em que se centra esta análise (2018-2020), o PIB do país registou um decréscimo nominal de 2,3%, espelhando os efeitos da pandemia da Covid-19 na atividade económica.

Ainda de acordo com o INE, apenas nos municípios de São João da Madeira — da Área Metropolitana do Porto –, Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão e Vila do Bispo — região do Algarve –, a proporção de sujeitos passivos que desceram dois ou mais decis na distribuição do rendimento foi superior à percentagem que subiu dois ou mais decis.

Em 76% dos municípios — 226 em 297 municípios com informação disponível — mais de 20% dos sujeitos passivos deslocaram dois ou mais decis na distribuição do rendimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

País enriqueceu entre 2018 e 2020, mas maior aumento de rendimento ocorreu em Odemira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião